WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 1 - N° 48 - 23 de Março de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 

De: Francisco Tangarife (Cali, Colômbia)
Terça-feira, 18 de março de 2008, às 18:25

Fraternal saludo. 
Mi nombre es Francisco Tangarife y pertenezco al Grupo Espirita Leon Denis en Cali, Colombia.
Manejo una pequeña publicacion que tambien se llama El Consolador desde el año 2000 y es de caracter divulgativo dirigida en especial a las personas que apenas se estan acercando a la doctrina.
Quisiera saber si es posible publicar en la revista algunos de sus articulos, citando la fuente, claro esta. Igualmente quisiera saber si es posible manejar la traduccion al español con ustedes, o si la puedo hacer aqui en Cali con un traductor amigo.
Quedo a la espera de su respuesta, rogando al padre celestial los colme de bendiciones siempre por tan noble labor.
Comite de Alojamiento - XII Congreso Espirita Colombiano
Federacion Espirita del Pacifico - Cali
Francisco Tangarife
 

N.R.: Já respondemos ao confrade colombiano autorizando-o a publicar toda e qualquer matéria constante desta revista, que está igualmente à disposição das demais publicações que circulam no País e no exterior. Nosso objetivo é o mesmo dos confrades da Colômbia: divulgar os ensinamentos espíritas por todos os meios que estiverem ao nosso alcance.

 


De: Hilda Fontoura Nami (Ribeirão Preto, SP)
Sábado, 15 de março de 2008, às 21:55:34
Prezado coordenador:
Preciso me comunicar com o Dr. João Alberto Fiorini de Oliveira, que tem uma
ótima página com biografia e artigos nesse site. Será que você teria o e-mail dele?
Enviei correspondência para um e-mail dele que eu tinha e voltou; deve, pois, ter mudado.
Agradeço muito a atenção que puder dar a este, pois preciso me comunicar com ele e fornecer material para as pesquisas dele sobre reencarnação.
Hilda Fontoura Nami

N.R.: Já respondemos à leitora dizendo que não conhecemos a pessoa mencionada na mensagem. Se algum leitor desta revista puder ajudar-nos, agradeceríamos muito. 

 


De: Dulcelina Aparecida Silveira de Oliveira (Londrina, PR)
Domingo, 16 de março de 2008, às 09:58:07
Prezados confrades:

Muitas mulheres sofrem de TPM. Nos dez dias que antecedem o período menstrual ficam com seu humor alterado e inclusive com crises de nervosismo difíceis de controlar. Tem como saber como o Espiritismo analisa este sintomas. Os profissionais da área médica têm tido dificuldade de tratar o caso e encaminham para os especialistas da psicologia e da psiquiatria. Dizem que é hormonal; mas por que umas mulheres têm e outras não? Tenho observado que as mulheres estressadas têm sofrido mais e que com a agitação dessa sociedade agitada o número de mulheres tem aumentado com o sintoma. Desculpe se não expliquei direito.
Obrigada. Jesus nos abençoe a todos.
Dulcelina

N.R.: Não conhecemos obra alguma que trate especificamente do assunto. Publicamos, no entanto, esta mensagem na expectativa de que algum profissional espírita possa oferecer-nos subsídios que esclareçam a dúvida da leitora. 

 


De: Hilda Lada (Joinville, SC)
Domingo, 16 de março de 2008, às 21:42:54
Prezados amigos:

Pode ter uma explicação por que vivo num mês doente, e noutro bem, e assim a vida passa e eu não faço nada?
Acho que tem um Espírito que não quer que eu cresça e prospere. Isso existe?
Hilda

N.R.: As influências espirituais sobre a nossa vida são evidentes. Podem ser boas ou más, fugazes ou duradouras, ocultas ou ostensivas. Mas a base da influenciação está na sintonia, está em nossa mente. Fazendo sempre o bem e pondo toda a confiança em Deus, ensina o Espiritismo, podemos neutralizá-las. Recomendamos à leitora que leia as questões 456 a 472 de O Livro dos Espíritos, em que terá uma explicação pormenorizada do assunto. Essa obra integra a Biblioteca virtual de nossa revista, e pode, pois, ser consultada ainda que a pessoa não a possua em casa. 

 


De: André Luiz Fogaça (Itapetininga, SP)
Segunda-feira, 17 de março de 2008, às 22:52:18
Prezados confrades:

A página é maravilhosa.
O estudo dos livros da série André Luiz é ótimo.
André
 


De: Gilberto Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 12 de março de 2008, às 19:13
Prezado amigo,
Primeiramente, muito obrigado, pela gentileza em responder-me. Muito interessante sua explicação sobre as correntes de pensamento espírita. Temos que adequar nossa forma de pensar de acordo com a atualidade, com os problemas que vêm surgindo e que urgem de respostas convincentes.
Há um imbróglio que precisa ser explicado. As pesquisas com células tronco adultas estão em adiantadíssimo estágio em países do primeiro mundo.  A China, por exemplo, abandonou as pesquisas com células tronco embrionárias para dedicar-se às pesquisas com células tronco adultas, que surtirão o mesmo efeito benéfico a doentes portadores de doenças crônicas tais como Doença de Parkinson  e Alzheimer, além do câncer. Com uma vantagem: não será necessário assassinar embriões para retirar suas células. Portanto, sou favorável às pesquisas com células tronco adultas e contra as pesquisas com células tronco embrionárias. Não sei se o senhor está a par de uma matéria publicada ontem na Folha de São Paulo. Mas, vou reproduzi-la sucintamente:
EMBRIÃO CONGELADO POR 8 ANOS PRODUZ BEBÊ. (...) O ginecologista  JOSÉ GONÇALVES FRANCO JÚNIOR, detentor do maior banco de criopreservação do país, onde os embriões de Maria Roseli ficaram, também aposta na  viabilidade dos congelados.  Sua clínica obteve 402 nascimentos de bebês a partir de embriões criopreservados, a maioria acima de 3 anos de congelamento. DISSE AINDA: (...)  É loucura falarem que embrião congelado há mais de 3 anos é inviável. E isso não tem nada a ver com religião. A viabilidade é um fato e ponto (...)
Eu, Gilberto, sou CONTRA as pesquisas com células tronco EMBRIONÁRIAS, QUE MATAM EMBRIÕES (seres vivos)  e favorável às pesquisas com CÉLULAS TRONCO ADULTAS, que salvarão doentes crônicos, sem precisar ASSASSINAR EMBRIÕES.
Pode ter certeza, prezado irmão espírita, se o STF aprovar as pesquisas com células tronco embrionárias, ABRIRÁ AS PORTAS PARA A OFICIALIZAÇÃO DO ABORTO. – PENSE NISSO! Nós, espíritas, não deveríamos concordar com o assassinato de embriões. CRISTO APROVARIA ESSA ATITUDE DE MATAR EMBRIÕES PARA SALVAR OUTRAS VIDAS? - CLARO QUE NÃO !!!!
Um fraternal abraço,
Gilberto Pinheiro/espírita e jornalista

N.R.: Enviamos ao confrade Gilberto, em resposta ao seu e-mail, a mensagem seguinte: “Caro Gilberto: Divaldo Franco respondeu-nos a pergunta que você formulou. E, tal como você, ele é também contra as pesquisas com células-tronco embrionárias. Alia-se, pois, aos integrantes da primeira corrente de pensamento que citamos no e-mail anterior. É preciso, no entanto, considerar que todas as opiniões  – a sua, a dele e a nossa – nada mais são que opiniões pessoais; não são posições da Doutrina Espírita. Respeitamos obviamente todas elas, mas, considerando como são formados os embriões resultantes da fertilização in vitro, é-nos difícil entender que a todos eles estejam ligados Espíritos, visto que, para um mesmo casal, produzem-se diversos embriões – 6, 8 ou mais –, dos quais alguns são implantados e os outros mantidos em baixíssima temperatura. Se tudo correr bem na gestação, é comum que os embriões congelados sejam esquecidos e, por conseguinte, jamais utilizados. Em alguns países, como a Inglaterra, a lei estipula um prazo, findo o qual eles são eliminados. Esses são os dados postos na mesa. Mas, seja qual for a opinião que tenhamos, é preciso deixar claro que não se trata de uma posição do Espiritismo, e sim uma opinião pessoal que será futuramente confirmada ou não pelos fatos. (Astolfo O. de Oliveira Filho)”
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita