WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 1 - N° 45 - 2 de Março de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Os futuros responsáveis pelo movimento espírita

Evento promovido pelo Conselho Espírita Francês
discute em Denicé, na França, a formação dos 
futuros dirigentes do movimento espírita

Com um ambiente fraterno e acolhedor, o Conselho Espírita Francês promoveu nos dias 23 e 24 de fevereiro um seminário com o tema “Formação de Responsáveis e Futuros Responsáveis pelo Movimento Espírita”.

O evento ocorreu na pequena cidade de Denicé, França, contando com a participação de mais de 40 pessoas, e foi aberto por Luc Moussu, presidente do Conselho Espírita Francês.

Estiveram presentes representantes do Centre d´Études Spirites Léon Denis, APESAK, CESC Léon Denis, CESAK Feyzin, GRENOBLE, AGEN, Camille Flammarion, NANDES, CESAK Paris, dentre outros.

Prestigiaram igualmente o evento Jean Paul Evrard, presidente de União Espírita Belga, sua esposa Giselle e Zelina Poinsignon, dirigente do Centro Espírita Allan Kardec, de Luxemburgo.

A recepção aos participantes ocorreu na sexta-feira à noite, dia 22, com um jantar regado a muita alegria e fraternidade, especialmente por parte de Gérard Tremerel e Gaelle Pinet, responsáveis pela deliciosa comida.

A primeira conferência do dia 23 de fevereiro ficou sob a responsabilidade de Antonio César Perri Carvalho, que apresentou o tema Doutrina e Movimento, União e Unificação.

No decorrer do dia e também no dia seguinte, Antonio César Perri, bem como os palestrantes Charles Kempf, Michel Buffet, Mikaël Ponsardin e Francis Delattre, apresentaram os seguintes temas:

  • Objetivos e Atividades dos Grupos, Centros e Sociedades Espíritas 
  • Formação de Pequenos Grupos de Estudo, os primeiros passos de um Grupo Espírita
  • Apresentação da literatura espírita: histórico, Enciclopédia Espírita
  • Administração dos Centros e Grupos Espíritas: Orientações de base; valores direcionais; potenciais da alma; Empresa Divina.

O almoço foi um acontecimento à parte, pois foi servido ao ar livre, especialidade francesa.

No domingo, após o término das palestras, ocorreu uma reunião para análise de todo o trabalho, contando com a participação de todos os presentes, ocasião em que foi distribuído material de apoio, como apostilas e CDs.

Luc Moussu e Gérard Tremerel foram os responsáveis pelo encerramento do seminário, deixando todos já com saudades no coração, pois vivenciaram nesse fim de semana dias de muita aprendizagem, esclarecimentos e, principalmente, muita confraternização.

Parabéns ao Conselho Espírita Francês e à equipe encarregada da organização!  


Colaborou nesta reportagem Zelina Poinsignon, autora também das fotos que a ilustram.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita