WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 1 - N° 44 - 24 de Fevereiro de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Um sucesso o Seminário realizado em Winterthur 

Nestor João Masotti, Secretário Geral do CEI, foi um dos expositores do encontro, que reuniu participantes
de vários países da Europa

O Conselho Espírita Internacional (CEI), com o apoio da União dos Centros de Estudos Espíritas da Suíça (UCESS) e da União Espírita Alemã, promoveu no sábado passado, dia 16 de fevereiro, das 9h30 às 17h30, na cidade de Winterthur, Suíça, um seminário sobre o tema “Atividades Doutrinárias e Administrativas dos Centros Espíritas”.

O evento contou com a participação de cerca de 75 pessoas, entre dirigentes e trabalhadores de Centros Espíritas, especialmente dos países de língua alemã, incluindo a Áustria. Estiveram presentes também espíritas de Luxemburgo, Espanha, Bélgica, França, Suécia e Portugal.

O tema foi brilhantemente apresentado pelos expositores Nestor João Masotti e Antônio César Perri de Carvalho. Masotti, como se sabe, é o atual presidente da Federação Espírita Brasileira e Secretário Geral da Comissão Executiva do CEI Conselho Espírita Internacional.

A pauta do encontro constou dos seguintes tópicos:

  • Centro Espírita – Unidade Fundamental do Centro Espírita
  • Finalidades e ações do Centro Espírita
  • Informações, pelos dirigentes e trabalhadores de Centros Espíritas presentes, a respeito das atividades, dos seus desafios e dos problemas vividos pelos Centros Espíritas locais
  • Preparação de equipes de trabalhadores
  • Estudo e divulgação do Espiritismo.

A novidade do encontro foi o lançamento do Livro dos
Espíritos
  e do Nosso Lar em alemão

Durante o evento foi comemorado o aniversário de 150 anos do lançamento da Revista Espírita e da fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Gorete Newton, presidente da União dos Centros de Estudos Espíritas da Suíça, com muita alegria abriu o evento, agradecendo a presença de todos e dando as boas vindas aos visitantes.

   

Devido à ausência da tradutora convidada, que por motivos familiares não pôde estar presente, Josef Jackulak, da Áustria, foi convidado para fazer a tradução da primeira parte dos trabalhos. Dando seqüência às atividades do dia, Nestor Masotti foi convidado para as palavras iniciais e, para a grata surpresa de todos os presentes, anunciou que o CEI estava lançando na ocasião O Livro dos Espíritos e o livro Nosso Lar em alemão. Todos os participantes ficaram ainda mais felizes ao saberem que, ao final do seminário, receberiam um exemplar de cada livro.

Em seguida, foi proferida a prece inicial por Maria Gekeler, presidente da União Espírita Alemã. Iniciou-se, então, o estudo do primeiro item da programação, a cargo do confrade Nestor Masotti, que abordou estes itens:

  • O que é o Espiritismo?

  • O que revela?

  • Sua abrangência

  • Seus ensinos fundamentais

  • Prática espírita.

Na ocasião, foi distribuído o folheto “O que é o Espiritismo?” em alemão, para que todos os presentes pudessem acompanhar o desenvolvimento dos itens.

Nestor Masotti informou que o Conselho Espírita Internacional oferece todo apoio para os Centros Espíritas implementarem o estudo sistematizado e metódico das obras de Allan Kardec, enviando até mesmo material específico aos Centros Espíritas interessados.

A verdadeira prática mediúnica espírita baseia-se nos princípios da Doutrina e na moral cristã

Dentre outras considerações importantes, o palestrante encerrou a atividade enfatizando que há muita prática mediúnica pelo mundo, mas a verdadeira prática mediúnica espírita é aquela exercida com base nos princípios da Doutrina e na moral cristã.

Dando continuidade aos trabalhos, Antônio César Perri de Carvalho apresentou com extrema competência o tópico "Gestão Administrativa e Doutrinária do Centro Espírita".  Foi muito importante ser esclarecido a todos que as terapias alternativas e técnicas anímicas, como a apometria, são recursos de tratamento, mas não são práticas espíritas.  Outro ponto esclarecedor diz respeito ao trabalhador espírita, que deve ser aquele que trabalha no dia-a-dia do Centro Espírita não de acordo com o que pensa ou imagina, mas sim de acordo com os ensinamentos da Doutrina Espírita.

A evangelização infanto-juvenil e o atendimento fraterno foram as atividades da Casa Espírita mais ressaltadas durante o seminário, sensibilizando os trabalhadores e dirigentes para a importância e necessidade destas tarefas.

O clima era de muita atenção e vontade de aprender, fazendo com que nós, os participantes, até esquecêssemos que já era hora do almoço, hora esperada por todos para a grande confraternização. A comida saborosa, a solicitude dos trabalhadores do CEEAK e a conversa animada geraram uma energia fraterna e contagiante.

Valência será a sede do Congresso Espírita Mundial
em outubro de 2010

Após o almoço, Salvador Martin, presidente da Federação Espírita Espanhola, apresentou um filme sobre a linda cidade de Valência, sede do próximo Congresso Espírita Mundial, que se realizará em outubro de 2010, cujas inscrições já se encontram abertas. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.espiritismo.cc/.

Depois do intervalo do almoço, de volta ao seminário, Nestor Masotti reiniciou as atividades informando que o Conselho Espírita Internacional atua respeitando os interesses e as opções de atividades de cada Centro Espírita, não impondo e nem constrangendo ninguém. O CEI existe para auxiliar e não para fiscalizar. Em seguida, abrindo espaço para que todos os presentes, ordenadamente, colocassem suas dúvidas e questionamentos a respeito de suas próprias Casas Espíritas, ouviu e respondeu perguntas diversas formuladas pelos participantes.

Foram apresentados também aos participantes do evento os representantes dos países presentes que compõem a Coordenadoria Europa do Conselho Espírita Internacional, visto que, paralelamente ao evento, várias reuniões estavam sendo realizadas, ficando a reunião final marcada para o domingo, na parte da manhã.

No intervalo da tarde foram servidos doces, bolos e um café fresquinho, que deixamos aqui registrado, parabenizando as dedicadas trabalhadoras da cozinha, sempre com um sorriso no rosto e prontas para reabastecer as garrafas de café.

Na última etapa dos trabalhos, Charles Kempf, da França, foi convidado para abordar o tópico “Estudo e Divulgação do Espiritismo”. O palestrante apresentou uma publicação da Federação Espírita Brasileira, intitulada “Orientação ao Centro Espírita”, material de extrema importância para os dirigentes dos Centros Espíritas, pois apresenta diretrizes seguras e eficientes para uma administração de qualidade e seriedade. Charles Kempf abordou alguns itens da referida publicação, trazendo ainda mais ensinamentos e esclarecimentos para todos os participantes.

O dia chegava ao fim, o evento também, e todos nós, intimamente, já estávamos perguntando quando teríamos uma outra oportunidade de vivenciar um dia de inúmeras bênçãos como esse proporcionado pelos queridos amigos de Winterthur.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita