WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 1 - N° 43 - 17 de Fevereiro de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 


Espíritas de Berna comemoram os 15 anos do Centro Espírita Estesia

Teve de tudo no evento: palestras, seminário, ateliês,
peça teatral, música e um clima de alegria
e de paz que encantou a todos

O Centro Espírita Estesia comemorou, em grande estilo, seus 15 anos de existência. O evento ocorreu no dia 9 de fevereiro, em Murrihuus, na cidade de Berna, Suíça, e contou com a participação de 60 pessoas (fotos).

Vários Grupos Espíritas da Suíça enviaram seus representantes e a União Espírita Suíça foi representada por sua presidente, Gorette Newton.

Tudo conspirou para o sucesso do evento... O dia amanheceu lindo, sol brilhante, céu azul e um friozinho extremamente agradável.

Chegando ao local do evento, logo cedo, encontrei trabalhadores bem dispostos e dedicados, divididos entre a arrumação do local, teste de som, biblioteca, recepção e um cheirinho delicioso, vindo da cozinha, já anunciava as delícias preparadas por Rosiani, Luciana, Eloísa e Creuza.

Aos poucos os participantes foram chegando, entusiasmados e alegres, trazendo no semblante e no coração um carinho enorme pela direção e pelos trabalhadores do referido Centro Espírita.

A atmosfera salutar e fraternal podia ser sentida por todos, encarnados e desencarnados.

A abertura das comemorações ficou a cargo de Nelly Berchtold, dirigente do Centro Espírita Estesia, que agradeceu emocionada a presença de todos e disse:

– Anos atrás, nossa mentora Joanna de Ângelis recomendou ao grupo, através de mensagem a Divaldo, que nos esforçássemos em criar raízes mais do que em crescer em número. É o que nos propusemos também neste evento comemorativo, que tem o objetivo de aprofundar conhecimentos e fortalecer práticas. 

Após as palavras iniciais de Nelly e a prece, iniciou-se a parte musical do evento. O belo concerto ficou a cargo de Isalya Wühl e Pierre Auer, da cidade de La Chaux-de-Fonds, Suíça.


As palestras
– Dando continuidade à programação, realizou-se a primeira palestra. O tema foi: Francisco, restaura a minha Igreja!, apresentada por Fabiana Macchi, mas preparada por Suzana Maia, que não pôde estar presente. O tema continua de grande atualidade. É um convite a nós espíritas - trabalhadores da última hora - para fazermos o mesmo. Quero ressaltar a ótima explanação da confreira, que apresentou o tema de maneira simples, porém emocionante.

A segunda palestra foi feita por Nelly Berchtold, que focalizou o tema A evolução de um Espírito: de Joanna de Cusa a Joanna de Ângelis. A palestrante levou a todos a uma emocionante viagem pela história, onde ficamos sabendo um pouco mais a respeito dos momentos de renúncia, perdão, coragem e, sobretudo, amor a Jesus, que esse extraordinário Espírito exemplificou.  

A confraternização entre todos, no horário do almoço e nos intervalos, foi um momento de intensa troca de abraços, sorrisos, telefones...

Na parte da tarde, tivemos dois ateliês de trabalho cujos temas foram:  “Reforma Íntima”, coordenado por Rosiani Murillo, Aline de Bona e Tatiana Hofer, e “Atendimento Fraterno”, coordenado por Rejane Bicalho e Anete Luz.

Os temas foram abordados com eficiência e clareza pelas coordenadoras, proporcionando momentos de grande aprendizagem e profunda reflexão. 

A peça teatral – A noite já chegara, com inúmeras estrelas no céu, quando os jovens participantes da Evangelização Juvenil do Centro Espírita de Estesia brindaram a todos com a peça “Quanto Amor”,  enfocando temas variados, como Allan Kardec, proteção espiritual, amizade, drogas... Aline de Bona, Rosiani Murillo e Lilia Levy foram as coordenadoras desta apresentação. Vale ressaltar o excelente trabalho que Lilia Levy vem realizando, há alguns anos, com a juventude.

Quando todos pensavam que as emoções do dia haviam terminado, um lindo bolo confeccionado por Rosiani Murillo adentrou a sala, causando enorme emoção em Nelly Berchtold, dirigente do Centro Espírita Estesia, já que o objetivo era fazer-lhe uma surpresa.

Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste evento, pois foi realmente um dia engrandecedor na vida de todos nós que estávamos presentes.

No dia seguinte, foi realizado sob minha coordenação um seminário sobre a Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, cujos objetivos eram sensibilizar pais, evangelizadores, freqüentadores e dirigentes espíritas para a importância e a necessidade de evangelizar crianças e jovens, bem como envolver e orientar os dirigentes e freqüentadores das Casas Espíritas quanto à importância de se realizar o trabalho de evangelização da infância e juventude visando à educação integral do ser humano.

O seminário contou com a participação 36 pessoas e foi um momento de muita alegria para mim, pois a receptividade ao tema foi enorme. O público esteve participativo, atento durante todo o tempo e isso representa um avanço da Evangelização.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita