WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Brasil

Ano 1 - N° 40 - 27 de Janeiro de 2008

FERNANDA BORGES
fernanda@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)

No carnaval realiza-se em Londrina
mais uma CONMEL
 

Realizada pela primeira vez no carnaval de 1994, a CONMEL
reúne os jovens que participam do movimento espírita
 em Londrina e outras cidades paranaenses
 

Tendo como tema a frase: “O homem do mundo é mais frágil do que perverso”, extraída do livro “Boa Nova”, de Humberto de Campos, psicografado por Francisco Cândido Xavier, realiza-se no período do carnaval, de 2 a 5 de fevereiro próximo, a 14a CONMEL – Confraternização das Mocidades Espíritas em Londrina. O local do evento será o Lar Anália Franco de Londrina, situado na Avenida Anália Franco, 33, Bairro Cervejaria, e o público-alvo são os jovens na faixa etária de 13 a 21 anos que estejam freqüentando a juventude espírita ou alguma casa espírita.

A realização do encontro está sendo preparada e será coordenada pela equipe do DIJ da 5a URE – União Regional Espírita, constituída por Magali Batista de Almeida (foto), Liliane Duran e Elisângela Dias Toledo, com o apoio da União das Sociedades Espíritas de Londrina (USEL). Integram a equipe da CONMEL trabalhadores espíritas de diversas Centros da região, novos e antigos participantes do evento.

   

As atividades serão conduzidas por colaboradores da região, sem palestrantes convidados de outras regiões. A abertura será conduzida por Silvana Valentim(foto). , de Londrina. Os estudos e as oficinas estão sendo programados pela comissão doutrinária, a cargo de Gilson Ribeiro e Rosana Voigt Silveira.

Como será o encontro deste ano – Com início no sábado, eis a programação geral da CONMEL 2008:

Dia 2 (sábado)

14h30 - Abertura oficial

Palestra: "O homem do mundo é mais frágil do que perverso", por Silvana Valentim.

Após as 18h - Debate e integração (para os jovens se conhecerem)

Dia 3 (domingo)

Manhã – Estudos de temas d´O Livro dos Espíritos e d´O Evangelho segundo Espiritismo.

Tarde - Oficinas

Noite - Teatro

Haverá ainda leitura do Evangelho nos auditórios e nas atividades de integração.

Dia 4 (segunda-feira)

Manhã - Estudos

Tarde - Oficinas

Noite - Apresentação dos resultados dos trabalhos realizados nas oficinas.

Dia 5 (terça-feira)

Manhã - Finalização

Apresentação do grupo doutrinário 

Todos os dias serão servidos café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e chá da noite.

Inscrições podem ser feitas até dia 28 de janeiro, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 70,00. Mais informações sobre o evento e as inscrições podem ser obtidas na secretaria da CONMEL, com Fernanda Oliveira: (43) 3324-2284 e (43) 9131-6562 ou com Fernanda Almeida: (43) 3341-1292 e 9102-8190.  

Como nasceu a CONMEL – A 1a CONMEL realizou-se nos dias 12 a 15 de fevereiro de 1994, nas dependências do Lar Anália Franco de Londrina. Aproximadamente 80 pessoas, entre adolescentes e adultos, participaram do evento. De Cornélio Procópio a Maringá, viam-se ali jovens de várias cidades, inclusive da capital paulista, que tomaram conhecimento do encontro através do jornal “O Imortal”.

Foto referente à última Conmel realizada

Kátia Cilene Pereira presidiu à abertura do evento, cujos objetivos seriam, conforme ela declarou, “a divulgação da Doutrina Espírita e a confraternização dos jovens espíritas”. Antes da prece inicial, ela leu uma mensagem enviada por Elizabeth Montenari, de Leopoldina (MG), onde se realiza desde 1982 a COJEL – Confraternização da Juventude Espírita de Leopoldina, que inspirou a criação da CONMEL.

Como amplamente divulgado na época, foi a jovem Fernanda Lino de Almeida quem trouxe para Londrina a idéia de um encontro semelhante ao que a COJEL realizava, que ela foi conhecer pessoalmente no carnaval de 1993, em companhia dos confrades Lia Lopes e Astolfo Olegário de Oliveira Filho.

A idéia de realizar o evento por ocasião do carnaval, tal como se verifica com a COJEL, tem a ver com as mazelas que o carnaval apresenta, como é mostrado em inúmeras obras espíritas. Um movimento dessa natureza realizado exatamente nos dias conturbados do carnaval ajuda a amenizar, de alguma forma, os malefícios de ordem espiritual ligados aos festejos de Momo.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita