WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 1 - N° 39 - 20 de Janeiro de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Esperanto é a atração das férias de 2008

 

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas iniciou o Curso Básico Intensivo de Esperanto. As atividades se iniciaram este mês e se estenderão até o dia 29 de fevereiro, com aulas às segundas, quartas e sextas, das 16h às 17h, sob a coordenação do professor Aloísio Sartorato (foto). A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de Maio,  47 –  sobreloja 208, no Centro

do Rio de Janeiro. Outras informações no telefone (21) 2220-7486.

Esperanto é matéria de estudo em universidades de Estrasburgo

O movimento esperantista de Estrasburgo (França) finalmente conseguiu fazer com que o esperanto virasse matéria de estudo nas universidades desta cidade situada no leste da França, capital da região administrativa da Alsácia, próxima da fronteira com a Alemanha. A decisão de ensinar a Língua Internacional Neutra nos ambientes acadêmicos se concretizou depois que o centro de estudos lingüísticos Spiral, mantido pelas três instituições de ensino superior de Estrasburgo, resolveu adotar o esperanto também como matéria, por reconhecer-lhe a importância, sobretudo como meio de facilitar a comunicação no continente europeu, onde é grande a diversidade lingüística e cultural.

Esperanto pode tornar-se disciplina obrigatória na Ucrânia

De acordo com o jornal inglês The Times, o Ministério da Educação da Ucrânia pode tornar o esperanto disciplina obrigatória no país. Na reportagem, intitulada “Língua, mente e natureza”, os jornalistas Rhidri Lewis e William Sutton falam sobre a força que o ideal da Língua Internacional Neutra tem no continente europeu, fato ainda subestimado pelos ingleses. A reportagem refere-se ao problema hoje enfrentado pelos ingleses, que vêem seu idioma se fracionar em vários dialetos, o que representa uma ameaça à língua. O esperanto é apresentado, então, como um meio de se preservar o inglês, como os demais idiomas nacionais.

Academia Húngara de Ciências destaca o valor do esperanto

Nos últimos cinco anos mais de 22 mil pessoas já prestaram, na Hungria, exames públicos da Língua Internacional Neutra, como é também chamado ali o esperanto. Esse expressivo número deve-se ao fato de o esperanto estar incluído entre as disciplinas ministradas em diversas escolas e universidades no país, o que também tem contribuído para o interesse de pessoas de fora no seu aprendizado. Em 2004, a Academia Húngara de Ciências declarou que o esperanto faz parte do rol de línguas vivas e o Ministério da Educação enalteceu o valor do idioma, por reconhecer-lhe a importância como facilitador da comunicação entre os homens, preservando as culturas nacionais e as línguas pátrias. Outra medida que também levou o esperanto às páginas da imprensa foi a decisão da companhia telefônica local de colocar informações no idioma em seu catálogo de assinantes.

Esperanto faz sucesso junto ao público da terceira idade

O curso de esperanto realizado na Associação dos Aposentados e Pensionistas e Volta Redonda formou mais uma turma. O certificado de conclusão foi entregue no Centro Gerontológico José Maria Taylor, onde as aulas são ministradas pelo professor Alberto Flores. O acontecimento foi notícia de primeira página do jornal da entidade. O próximo curso vai começar no dia 15 de março e já tem inscrições abertas. As aulas vão acontecer às quartas-feiras, a partir das 8h30. A Associação dos Aposentados e Pensionistas e Volta Redonda está localizada na Rua 46, número 12, na Vila Santa Cecília. Outras informações pelo telefone (24) 2102-0902.

Jornalistas esperantistas reúnem-se na Lituânia

Entre os dias 26 e 30 de maio acontece o Congresso Mundial de Jornalistas Esperantistas. O palco do conclave será a cidade de Vilnius, capital da ex-república soviética da Lituânia. O tema central é Comunicação internacional entre culturas: o jornalismo e o esperanto. A organização está a cargo da Liga Lituana de Esperanto e da Associação Mundial de Jornalistas Esperantistas. O evento fará parte do contexto do Ano Internacional das Línguas.

Bauru promove encontro de esperanto

Iniciou-se ontem e se encerra neste domingo, dia 20, o Encontro Regional de Esperanto de Bauru, no Centro Hermes de Educação Superior, situado na Rua Júlio de Mesquita Filho, 10-31 Piso C1, no bairro Jardim Panorama. O tema do evento é O esperanto no Ano Internacional das Línguas. A realização está a cargo da Sociedade Esperantista de Bauru, tel. (14) 3011-2457.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita