WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Movimento Espírita na Europa
Ano 1 - N° 38 - 13 de Janeiro de 2008

ROSANA VOIGT SILVEIRA
rosana@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)

 

Bélgica

Bruxelas – O Núcleo de Estudos Espíritas Camille Flammarion sediado na rua  D'Albanie 103, Saint Gilles, na cidade de Bruxelas está com site de domínio próprio. Para quem deseja saber os novos horários de cursos e da livraria/biblioteca basta visitar o site www.neecafla.com.  O site estará disponível em português e francês. Na parte francófona a novidade é que o Neecafla vai abrir uma turma do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, a partir do dia 6 de Fevereiro 2008.

– A Importância da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil para o Futuro da Humanidade é o tema do seminário que Claudia Werdine apresentará no dia 20 de janeiro, das 10h30 às 18h. Os tópicos a serem abordados no seminário serão estes: educação x instrução; educação integral; evangelização espírita infantil, sua importância e finalidade; elementos fundamentais; os Centros Espíritas como instrumento de educação infantil. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone GSM: 0479 024 574 e pela internet, no endereço nucleoespirita@hotmail.com. O seminário será em português com tradução para francês.

   

Espanha

Madri Está disponível o terceiro número da revista "El Ángel del Bien", editada pelo grupo espírita “Entre el cielo y la tierra”, localizado na Av. de Madrid nº. 29 Local - San Martin de Valdeiglesias. O endereço eletrônico do grupo é www.entreelcieloylatierra.divulgacion.org

Viscaya Autoconocimiento y reforma íntima" será o tema abordado por Santiago Gené, ex-presidente da Federação Espírita Espanhola no Centro de Yoga localizado na rua Ercilla, 16 em  Bermeo. A palestra será no sábado, dia 26 de janeiro de 2008 às 19h. Telefone para informações é 605712196.

   

França

Estrasburgo - Foram quatro anos de lutas mas o movimento esperantista de Estrasburgo finalmente conseguiu fazer com que o esperanto virasse matéria de estudo nas universidades desta cidade situada no leste da França, na margem esquerda do conhecido Rio Reno, e que é a capital da região administrativa da Alsácia, próxima da fronteira com a Alemanha. A decisão de ensinar a Língua Internacional Neutra nos ambientes acadêmicos se concretizou depois que o centro de estudos lingüísticos Spiral, mantido pelas três instituições de ensino superior de Estrasburgo, resolveu adotar o esperanto também como matéria, por reconhecer-lhe a importância, sobretudo como meio de facilitar a comunicação no continente europeu, onde é grande a diversidade lingüística e cultural.  

   

Hungria

Budapeste - O esperanto vem sendo amplamente divulgado em solo húngaro, onde nos últimos cinco anos mais de 22 mil pessoas já prestaram exames públicos da Língua Internacional Neutra, como é também chamado o idioma. Esse expressivo número deve-se ao fato de o esperanto estar incluído entre as disciplinas ministradas em diversas escolas e universidades no país, o que também tem contribuído para o interesse de pessoas de fora no seu aprendizado. Não é de hoje que a língua criada pelo médico polonês Lázaro Luiz Zamenhof é reconhecida na Hungria. Em 2004, por exemplo, a Academia Húngara de Ciências declarou que o esperanto faz parte do rol de línguas vivas. Pouco depois, o Ministério da Educação enalteceu o valor do idioma, por reconhecer-lhe a importância como facilitador da comunicação entre os homens, preservando as culturas nacionais e as línguas pátrias. Outra medida que também levou o esperanto às páginas da imprensa foi a decisão da companhia telefônica local de colocar informações no idioma em seu catálogo de assinantes. Fatos como estes têm trazido muitas esperanças ao movimento esperantista húngaro, que tem como uma das suas principais representantes a Associação Esperantista da Hungria, que existe desde 1960 e cujo endereço na internet é www.esperantohea.extra.hu.

   

Itália

Roma - A professora da Universidade “La Sapienza” (A Sabedoria), de Roma, Simona Cigliana, lançou livro historiando o surgimento do Espiritismo a partir dos fenômenos de Hydesville em 1848 com a decisiva participação das irmãs Fox. Comenta a presença, entre outros, do escritor e poeta Victor Hugo e das suas famosas reuniões mediúnicas, anteriores ao surgimento da Doutrina Espírita e, como não poderia deixar de ser, destaca o vasto interesse despertado no público a partir das publicações das obras de Allan Kardec. O livro, intitulado “La Seduta Spiritica” (A reunião espírita), é publicado pela Fazi Editore, tem 305 páginas e custa 17,50 euros, conforme noticiou a revista italiana “Luce e Ombra” (Luz e Sombra), cuja redação funciona na Piazza Azzarita, 5 – 40122 Bologna – Itália. É possível adquirir o livro na página www.fazieditore.it.

   

Luxemburgo

Luxemburgo O que é Educação?, eis o tema do seminário que será apresentado por Claudia Werdine no dia 19 de janeiro, das 13 às 17h30, no GESAK - Luxembourg 40, rue des Etats Unis - L-1477 Luxembourg. Os tópicos a serem abordados no seminário serão estes: Estamos realmente dando para nossos filhos uma educação integral?; qual é a diferença entre instrução e educação?; o que é Evangelização Espírita Infanto-Juvenil? As inscrições podem ser feitas pelo telefone 661 55-29-46 +55-29-46 e também pelo e-mail    allankardeclux@yahoo.fr. O seminário será em português com tradução para francês.

   

Ucrânia

Kiev – O Ministério da Educação da Ucrânia pode tornar o esperanto disciplina obrigatória no país. A notícia foi divulgada há poucas semanas pelo jornal inglês “The Times”. Na reportagem, intitulada “Língua, mente e natureza”, os jornalistas Rhidri Lewis e William Sutton falam sobre a força que o ideal da Língua Internacional Neutra tem no continente europeu, fato ainda subestimado pelos ingleses. A intenção do ministério ucraniano – segundo destaca a matéria – é tornar o país o centro da Europa após a adoção do esperanto. Ao falar da iniciativa, a reportagem também toca no problema hoje enfrentado pelos ingleses, que vêem seu idioma se fracionar em vários dialetos, o que representa uma ameaça à língua. O esperanto é apresentado como um meio de se preservar o inglês, como os demais idiomas nacionais. 

   

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita