WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 1 - N° 36 - 23 de Dezembro de 2007

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Lançada revista para professores de esperanto

 

Foi lançada a edição de fim de ano da revista Brazilei. Trata-se do órgão informativo da seção brasileira da Liga de Professores de Esperanto. Neste mês, o periódico traz, além de outras atrações, um artigo especial assinado por Sylla Chaves e uma entrevista com o estudante de pedagogia Adriano Prado. A revista Brazilei começou a circular no dia 15 de dezembro, na sede da Associação Paulista de Esperanto. Os assinantes ganharam também um calendário de 2008.


Polacos preparam Primavera Esperantista

 

A Associação Polonesa de Esperanto vai organizar a XXX Primavera Esperantista do Mar Báltico. O evento acontecerá entre os dias 10 e 18 de junho, na cidade de Mielno. Trata-se de um balneário situado entre o Báltico e o lago Jamno, cujas praias caracterizam-se pela alta salinidade. Outras informações no endereço www.esperanto.pl.

 

Uruguai festeja o dia do esperanto

 

O dia do esperanto foi intensamente comemorado no Uruguai. Na manhã de 15 de dezembro, um grupo de esperantistas de Montevidéu foi entrevistado na Rádio Carve 850 AM. Na parte da tarde, houve festa na sede da Sociedade Uruguaia de Esperanto. A reunião teve comes-e-bebes, além de um pequeno baile. A Rádio Aktiva emitiu, durante todo o sábado, programação em homenagem a Lázaro Luís Zamenhof. Ouvintes de todo o mundo acompanharam as transmissões pela internet.

 

Paulistas homenageiam o criador do esperanto

 

Em São Paulo o aniversário de Lázaro Zamenhof também foi celebrado. Os festejos ocorreram em 15 de dezembro, na sede da Associação Paulista de Esperanto. Cerca de 50 pessoas compareceram. Houve apresentações artísticas, lanche e venda de mercadorias relacionadas à língua internacional neutra. O médico Paulo Sérgio Vianna, conclamou a comunidade a homenagear Zamenhof diariamente, por meio de constante e correto uso do idioma.  

 

Revista discute o uso do esperanto no lar

 

Foi lançada a 48ª edição da revista Familia Esperanto. Trata-se de uma publicação voltada para pessoas que constituem entidades familiares com estrangeiros, por meio do esperanto. O periódico aborda questões como o uso doméstico e quotidiano da língua internacional neutra, bem como educação de filhos e organização do lar. Familia Esperanto pode ser baixada gratuitamente pela internet, no site www.uea.org.

 

Chuvas adiam festa na fazenda

 

As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Rio de Janeiro ocasionaram o adiamento da Primeira Confraternização da Fazenda Esperanto. Em que pese o tempo ter melhorado no final de semana, a direção da Cooperativa Cultural dos Esperantistas decidiu pela não realização do evento. Ficou, então, marcada para o próximo dia 6 de janeiro a confraternização, que irá celebrar o ano novo. Outras informações no telefone 0xx21 2220-7486 ou no site www.kke.org.br.

 

Ator esperantista brilha na novela das seis

 

O jovem ator esperantista André Varella está no elenco da novela Desejo Proibido, da Rede Globo. Na trama, exibida às 18h, ele faz o papel do filho do prefeito Viriato, vivido por Lima Duarte. Segundo o site oficial da novela, o rapaz é portador de síndrome de Down e vive na companhia de Edith, em uma residência  afastada

do centro de Passaperto. O alcaide, emocionado com o reencontro, se encheu de orgulho ao escutar o filho tocar uma modinha na flauta. Na vida real, André Varella reside em Niterói, onde aprende esperanto com o professor Aloísio Sartorato. Constantemente participa de eventos esperantistas, quando apresenta números de declamação. Outras informações e fotos da novela no endereço http://desejoproibido.globo.com .

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita