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Clássicos do Espiritismo
Ano 1 - N° 36 - 23 de Dezembro de 2007

ANGÉLICA REIS
a_reis_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

Por que creio na
imortalidade da alma

(6a  Parte)

Sir Oliver Lodge

Damos prosseguimento ao estudo do clássico Por que creio na imortalidade da alma, de Sir Oliver Lodge, de acordo com a tradução feita por Francisco Klörs Werneck, publicada pela Federação Espírita do Estado de São Paulo em 1989. 

Questões preliminares  

A. Qual é a importância da telepatia?

R.: Sua importância principal é provar que a atividade mental não se limita aos órgãos corporais e aos instrumentos que a transmitem regularmente. Em outros termos: que o Espírito independe do corpo e que não somos obrigados a supor que o Espírito deixa de existir quando seu instrumento é destruído. (Por que creio na imortalidade da alma, pág. 38.)

B. É possível pôr-nos em comunicação telepática com os chamados mortos?

R.: Sim. Os pesquisadores desse fenômeno e Oliver Lodge afirmam que é possível pôr-nos em comunicação telepática com aqueles que sobreviveram à morte do corpo, os quais são capazes de utilizar um instrumento fisiológico de uma pessoa viva dotada de faculdade receptiva ou telepática e transmitir mensagens aos que deixaram na Terra. (Obra citada, pp. 38 e 39.)

C. Que é, segundo Oliver Lodge, ectoplasma?

R.: Ectoplasma é o nome dado a uma espécie de matéria celular organizada, que se diz emanada, temporariamente, e com propriedades extraordinárias e inexplicáveis, de certas pessoas. Essa substância se molda, toma forma de rostos e de mãos, como se fosse guiada por uma inteligência subconsciente. (Obra citada, p. 41.) 

Texto para leitura

66. É digno, pois, de nota que a Ciência Psíquica não tenha ainda ganho o seu inteiro direito à liberdade total. Nesta ciência, o método experimental ainda está sob uma nuvem de suspeita e aversão. Fatos são afirmados por investigadores competentes, embora nenhuma sociedade ortodoxa se digne de dar-lhes atenção, por parecerem estar eles em contradição com a estrutura geral do Universo geralmente admitida. (P. 35)

67. O método experimental desta ciência, que o professor Charles Richet denominou Metapsíquica, ramo anormal e raro da Psicologia, está em prova. Ele caminha lentamente, arcando com as dificuldades causadas pela desaprovação quase geral e pela tendência em se perseguir os instrumentos humanos, os únicos que permitem se façam tais experiências, que são os médiuns. (P. 35) (N.R.: Lembremo-nos de que Lodge escreveu esta obra em 1929, há setenta e oito anos.)

68. Examinando os argumentos contrários aos fatos espíritas, vê-se que a explicação mecânica é incompleta, porquanto os fatos implicam a admissão de que a vida e o Espírito são realidades fora da matéria e dos processos materiais. Os Espíritos são, no entanto, capazes de agir sobre os instrumentos materiais na qualidade de guia. O cérebro torna-se órgão ou instrumento do Espírito, mas não é ele o Espírito. (P. 36)

69. Supondo-se que a existência da telepatia seja definitivamente estabelecida, qual seria a importância disso? (P. 38) (N.R.: Graças ao advento da Parapsicologia, a telepatia é hoje um fato cientificamente comprovado.)

70. A importância principal da telepatia é provar que a atividade mental não é limitada aos órgãos corporais e aos instrumentos que a transmitem regularmente. Em outros termos: que o Espírito é independente do corpo e que não somos obrigados a supor que o Espírito deixa de existir quando o seu instrumento é destruído. (P. 38)

71. Os pesquisadores foram, porém, mais longe e afirmam - a exemplo de Oliver Lodge - que é possível pôr-nos em comunicação telepática com aqueles que sobreviveram à morte do corpo, os quais, ainda que não possam causar uma impressão direta sobre os órgãos de nossos sentidos, são capazes de utilizar um instrumento fisiológico - o mecanismo cérebro neuromuscular de uma pessoa viva dotada de faculdade receptiva ou telepática - e transmitir mensagens aos que deixaram na Terra. (PP. 38 e 39)

72. Afirmando que essas coisas não podem ser tratadas levianamente, Lodge atesta: “Falo sob o peso de um grande conjunto de provas hoje conhecidas por mim e outras pessoas mais. Ou ela é verdadeira ou é falsa. Se é verdadeira, difícil é encobrir a sua formidável importância. É preciso longa e cuidadosamente examinar-se o assunto, pois a esperança e o futuro da humanidade dependem dela”. (P. 39)

73. Tais experiências têm sido, contudo, ignoradas pela ciência ortodoxa até os nossos dias. O mundo científico e o mundo religioso zombam, um e outro, das experiências sobre essas coisas. Os médiuns continuam expostos a certas perseguições legais no momento. (P. 39)

74. Os fenômenos que parecem grupar-se em torno da telepatia e estabelecer a sobrevivência não são, no entanto, os únicos que os investigadores têm descoberto e sustentado. São, de alguma sorte, os mais interessantes, mas existe também a telergia ou ação do Espírito sobre o corpo e sobre o cérebro. (P. 39)

75. Que o Espírito aja sobre o próprio corpo é fato sabido, mas há casos em que um Espírito estranho é que age temporariamente sobre o mecanismo fisiológico de outra pessoa, que lhe cedeu temporariamente o aparelho. É assim que se produz a escrita e a palavra automáticas com relação a assuntos desconhecidos pela personalidade normal. Afirma-se ainda que, em condições especiais e na presença de um organismo em relação com elas, coisas inorgânicas podem ser movidas, pesos levantados, objetos transportados, fatos esses que, embora fáceis de ocorrerem pela ação dos músculos, podem dar-se, excepcionalmente, de outra forma. (P. 40)

76. A hipótese de trabalho é que os objetos assim movimentados são movidos por uma espécie de emanação chamada ectoplasma que sai do corpo do médium, porção do organismo exteriorizada temporariamente e que, havendo atingido o seu fim, volta ao corpo de onde emanou. (P. 40)

77. Após atestar a realidade da telecinesia, afirmando que o deslocamento de objetos sem contato aparente se produz realmente, Lodge diz que ectoplasma é o nome dado a uma espécie de matéria celular organizada, que se diz emanada, temporariamente, e com propriedades extraordinárias e inexplicáveis, de certas pessoas. Tal substância se molda, toma forma de rostos e de mãos, como se fosse guiada por uma inteligência subconsciente. (P. 41)

78. Existe ainda um grupo de fenômenos tão interessantes quanto a ectoplasmia: a clarividência e a lucidez, ou seja, a percepção de acontecimentos sucedidos a distância, a leitura de cartas lacradas ou de livros fechados, a descoberta de objetos ocultos ou de cursos d’água subterrâneos. A prova de que certas pessoas possuem essa faculdade se confirma dia a dia. Alguns desses fatos não parecem explicar-se pela telepatia ou pela leitura do pensamento. Mas é preciso levar a hipótese telepática até o seu extremo limite, antes de admitir-se qualquer outra. (P. 42) (Continua no próximo número.)  


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita