WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 1 - N° 34 - 9 de Dezembro de 2007

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Um marco do rádio esperantista: programa completa 30 anos no ar

 

Há exatos 30 anos entrava no ar o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto. Trata-se do resultado de um convite da direção da Rádio Rio de Janeiro ao então presidente da Federação Espírita Brasileira, Francisco Thiesen. Inicialmente apresentado por Affonso Soares, o programa está sob  a  responsabilidade  do  médico  e professor

Elmir  dos  Santos  Lima (foto).  Ao  longo  de 15

minutos,  são abordados rudimentos da doutrina espírita e aspectos básicos do vocabulário e da gramática da língua internacional neutra. Mensagens de felicitações, vindas de diversos pontos do Brasil, da Europa e da Ásia, têm sido recebidas pelos produtores. Espiritismo-Evangelho-Esperanto é transmitido aos domingos, às sete da noite, pela Rádio Rio de Janeiro, na freqüência de 1400 kHz. Pela internet é possível ouvir no endereço www.radioriodejaneiro.am.br.

 

Zona Sul carioca promove hoje o fórum de esperanto

 

Acontece neste domingo, dia 9, a quarta edição do Fórum Esperantista da Zona Sul. A organização está a cargo do Botafogo Esperanto-Nukleo. Paralelamente ocorre o primeiro Encontro dos Esperantistas da região. As atividades começam às 9h, na Biblioteca Machado de Assis. O endereço é Rua Farani, 53, Botafogo. O local fica em frente à Universidade Santa Úrsula.

 

Mais um Congresso Chinês de Esperanto

 

Iniciou-se no último dia 6 e encerra-se hoje, dia 9, na cidade de Cantão o VII Congresso Chinês de Esperanto. No programa, palestras, debates, apresentações artísticas e outras atividades. Cantão é uma cidade no sul da China, com aproximadamente seis milhões de habitantes.  Os portugueses obtiveram o monopólio do comércio com o porto local em 1511. Em 2010 será sede dos Jogos Asiáticos. Segundo o esperantista Li Jianhua, o esperanto vem sendo divulgado em mais de dez universidades na região.   

 

Esperanto movimentou o domingo no interior fluminense

 

O esperanto movimentou o último domingo da cidade fluminense de Paraíba do Sul. Aproximadamente 60 pessoas, vindas de onze cidades, participaram do Encontro Esperantista do Vale do Paraíba. O palco do evento foi o Colégio Municipal Andrade Figueira. Aconteceram ao todo dez palestras em esperanto sobre literatura, matemática,  história  e  medicina. O público que

ainda não fala a língua foi contemplado com uma exposição sobre a cultura do esperanto. Esperantistas católicos promoveram reunião. Alunos da cidade de Três Rios receberam diplomas de conclusão do curso. Houve exposição e venda de livros, camisas e outras mercadorias. O próximo Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba está marcado para março de 2008, na cidade paulista de São José dos Campos.   


Semana de atividades na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

 

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas divulgou as  atividades realizadas nesta semana. No dia 5, aconteceu mais uma reunião do Clube de Conversação, sob a coordenação do professor Jair Salles. Na sexta-feira, dia 7, a vida e a obra de Ismael Gomes Braga foram o tema da palestra proferida por Affonso Soares. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Esperantistas espíritas promovem encontro no Rio de Janeiro

 

O bairro carioca da Pavuna recebeu o XIV Encontro Espírita-Esperantista do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 70 pessoas compareceram ao evento. Das 9h às 17h, o Centro Espírita Amor à Verdade recebeu esperantistas de todas as idades, imbuídos do ideal de paz e fraternidade preconizado por Lázaro Luiz Zamenhof. Houve atividades  especialmente  voltadas para o público

infantil, além de reuniões específicas para os divulgadores do esperanto no meio espiritista. Na parte da tarde, o comunicador Givanildo Costa apresentou o momento de arte, que teve como destaque a apresentação da cantora e poetisa Neide Barros Rego. Ao final sortearam-se brindes aos espectadores. Segundo os organizadores, o encontro alcançou seus objetivos, servindo para integrar os esperantistas espíritas fluminenses.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita