WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 1 - N° 31 - 16 de Novembro de 2007

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Mais uma escola ensina esperanto

 

Mais uma escola brasileira se interessa pelo esperanto. O idioma será ensinado no Centro de Ensino Vila Isabel, localizado na cidade fluminense de Três Rios. As aulas serão voltadas aos alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. A coordenação das atividades está a cargo do professor Cláudio Bonfante de Oliveira, que aprendeu a língua internacional neutra em 1994, quando era pré-adolescente. A direção do Centro de Ensino Vila Isabel decidiu também iniciar um curso-piloto para professores e funcionários. Serão 30 aulas, previstas para terminar antes do início do ano letivo de 2008. A meta é tornar o ambiente escolar propicio à introdução do esperanto.

 

Iniciado curso de esperanto em Macaé

 

Após dois adiamentos, teve início, no dia 10 de novembro, o Curso de Extensão Introdução Geral ao Esperanto. As aulas acontecem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. Serão ao todo 10 horas-aula. Compareceram 29 alunos pagantes e um bolsista.

 

Nova edição de jornal em esperanto chega à internet

 

Já está na internet a mais nova edição do jornal Le Monde Diplomatique em esperanto. Um dos destaques do mês é o artigo Os Estados Unidos diante do trauma do fim do império, assinado pelo jornalista Philip Golub. O periódico pode ser lido no endereço www.eo.mondediplo.com.

 

Estudantes africanos aprendem a língua internacional

 

Cerca de 150 alunos aprendem o esperanto na África. As aulas são dadas na Universidade Nacional de Burundi, ex-colônia belga. Trata-se de um pequeno país, com relevo montanhoso, no interior da região dos Grandes Lagos africanos. Apesar de possuir inúmeros recursos minerais, o Burundi é uma das nações mais pobres do mundo. Aliam-se à pobreza constantes conflitos étnicos internos e com os vizinhos Uganda e Ruanda. A idéia dos esperantistas é levar a cultura da paz para os estudantes locais.

 

Esperantistas vacilam e perdem convênio com a UNESCO

 

Cortaram-se as relações entre a UNESCO e a Liga Internacional de Professores de Esperanto (ILEI). A notícia foi divulgada no dia 7 do novembro pelo portal noticioso Libera Folio. Segundo fontes ligadas ao site, o fato se deu por causa da omissão da ILEI em mandar relatórios acerca de suas atividades. Após seis anos sem receber informações ou justificativas, a UNESCO viu-se forçada a encerrar o convênio com a Liga de Professores de Esperanto. O principal efeito da decisão será o corte das subvenções que a ILEI recebia. Indagado sobre o assunto, o dirigente da ILEI, François La Jacomo, minimizou o fato, afirmando que a questão será resolvida facilmente, se necessário.

 

Mais de 20 mil prestam exames de esperanto na Hungria

 

Nos últimos cinco anos, mais de 22 mil pessoas prestaram exames públicos de esperanto na Hungria. A língua internacional neutra vem sendo amplamente divulgada naquele país. Em diversas escolas e universidades o idioma figura entre as disciplinas ministradas. A cada ano cresce o número de interessados em aprendê-lo. Em 2004, a Academia Húngara de Ciências declarou que o esperanto faz parte do rol de línguas vivas. Logo após, o Ministério da Educação reconheceu-lhe o valor. A companhia telefônica local decidiu inserir informações em esperanto no catálogo de assinantes. Segundo a direção da Associação Esperantista da Hungria, o país vem dando uma prévia da tão sonhada vitória final.

 

Rádio Rio de Janeiro promove concurso para festejar 21 anos de programa esperantista

 

O programa “Esperanto, a Língua da Fraternidade” vai completar 21 anos no ar. A festa é de todos, mas quem ganha o presente é você!

Participe do concurso “21 anos de Língua da Fraternidade na Emissora da Fraternidade”. Você pode ganhar um moderno rádio-relógio digital.

Para concorrer é muito fácil. Basta responder à pergunta: Qual o nome do programa  sobre   a   língua   internacional


 

 

 

 

 

Renaud Hetmanek, à esq., e Givanildo Costa nos estúdios da Rádio Rio de Janeiro 

neutra, transmitido pela Rádio Rio de Janeiro, às terças-feiras, a partir das três da tarde?

 

Viu como é fácil? Então não perca tempo! O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro.

Mande suas respostas hoje mesmo! Por e-mail:
linguadafraternidade@bol.com.br. Por carta: Estrada do Dendê, 659 – Ilha do Governador. Por fax: 0xx21 3386-1400.

Esperanto e Rádio Rio de Janeiro: unidos na construção de um mundo melhor!

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita