WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 1 - N° 30 - 9 de Novembro de 2007
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Kátia de Araújo Jende (Salvador, Bahia)
Sexta, 2 de novembro de 2007, às 12:48:51
Boa tarde.
Estou de mudança para Vitória da Conquista no próximo dia 17/11/07. Sou trabalhadora de um centro em Salvador chamado Semente de Luz. Participo ali de um trabalho mediúnico. Gostaria de dar continuidade a esse trabalho na seara do Mestre Jesus.
Kátia

N.R.: Procure no site abaixo os nomes dos Centros que existem em Vitória da Conquista, o que irá favorecer seus contatos em sua nova cidade. Eis o site: http://www.enderecocasaespirita.org.br/


De: Alamar Régis Carvalho (São Paulo, SP)
Segunda, 5 de novembro de 2007, às 19:44

Prezados confrades:
Aborto não é questão religiosa. É questão de bom senso e coerência.
Sempre que pessoas falam ou escrevem contra a prática do aborto, adeptos desse tipo de assassinato argumentam: “está fazendo o jogo da igreja católica”, como se esta fosse uma questão religiosa ou especificamente de interesse da igreja católica. Eu tenho o maior respeito pela igreja Católica, como tenho por todas as incontáveis opções religiosas, mas, em respeito à minha própria inteligência, jamais deixo-me conduzir nas minhas ações, concepções e pontos de vistas conforme as conveniências de religião nenhuma.
Sobre a questão do aborto, por exemplo, já que tenho a capacidade de discernir (graças a Deus não sou acéfalo), começo a questionar a mim mesmo, visualizando e observando eu mesmo todos os aspectos que a envolvem.
Vejamos: A Ciência ensinou-me que a vida humana não é limitada ao tamanho físico de um bebê nascido e ao de uma pessoa de, no máximo, dois metros e pouco. Não é possível que eu tenha a inteligência tão atrofiada ao ponto de não perceber a existência de microscópios, instrumentos feitos exatamente para nos possibilitar enxergar vidas em tamanhos micros e até nano. Que sensatez teria eu, não sendo analfabeto nestes conhecimentos, para aprovar o assassinato de vidas minúsculas, só porque são minúsculas? Não seria também um tremendo cara de pau em ainda não querer ser qualificado como assassino, só porque o que eu assassinei era pequenininho? Analisemos um dos argumentos, entre muitos insensatos e irracionais, utilizados pelos defensores do aborto:
- “À mulher, deve ser dado o direito ao SEU próprio corpo!”.
Já que estamos falando aqui em inteligência, raciocinemos profundamente nesta afirmativa. Atendendo a esse pleito feminino, perguntemos: Por que, então, não dar esse mesmo direito, também, a aproximadamente 50% dos fetos, que também são mulheres? Afinal de contas, esse “direito” não é defendido para TODAS as mulheres? Vejamos bem quanta insensatez em pessoas que não têm firmeza naquilo que defendem.
Outro argumento que muito se ouve, por parte dos que defendem o extermínio dos fetos, inclusive por governantes e até mesmo o Ministro da Saúde do nosso País:
- “Vivemos uma realidade de muitas mortes de mulheres, em razão da prática clandestina do aborto em nosso país. Precisamos urgentemente promover a legalização, para acabar com isto”.
Ora. Não parece uma piada esse tipo de argumento? Querem fazer entender, com isto, que se legalizarem o aborto no Brasil, não acontecerá mais mortes de mulheres causadas pela existência dos aborteiros clandestinos. Não terá problema nenhum mais para as mulheres, em nosso País. Elas continuarão morrendo por uso do cigarro, que é legal; pelo alcoolismo, que é legal e até pelas deficientes práticas médicas em diversas outras especialidades, também legais.
Veja só: A cirurgia de extração de seios, diagnosticados com tumores malignos é legal; por causa disto deixou de morrer mulheres no Brasil por cânceres nos seios? O exercício da ginecologia e obstetrícia no Brasil é absolutamente legal, os médicos dessas especialidades podem decidir, legalmente, se ligam as trompas e até mesmo extraem o útero de uma mulher. Por causa desta legalidade, deixou de haver mortes de mulheres no Brasil por causas do câncer uterino? Existem médicos dermatologistas, absolutamente legais, no Brasil. No entanto existem também inúmeras “clínicas” onde pessoas, sem a menor habilidade médica, receitam e aplicam produtos, com as mais diversificadas fórmulas, nas peles das pessoas, provocando danos muitas vezes irreversíveis. A legalidade da dermatologia resolveu este problema? Existem médicos endocrinologistas e existem nutricionistas legalmente exercendo as suas profissões. No entanto existem, também, inclusive com propaganda maciça na televisão, explicitamente, as mais absurdas fórmulas para pessoas emagrecerem, absolutamente contrárias as recomendações médicas, causando danos terríveis à saúde e até mesmo matando um monte de gente. Será que o fato da coisa ser legal, necessariamente é moral?
Todo mundo sabe que uma mulher, no Brasil, que precise de atendimento médico para uma cirurgia de apêndice, vesícula, pedras nos rins, ligamentos das trompas, catarata, garganta, joelho, coração... e qualquer outro enfrenta uma batalha terrível para conseguir se internar e ser operada. Tem que marcar consultas, que geralmente levam meses para agendar, quando o médico pede exames que, também, implicam em semanas para serem marcados e liberados os resultados. A partir daí tem que marcar outra consulta para mostrar os resultados ao médico, o que levará outras semanas ou meses. A partir daí tem que pegar as chamadas guias, que dá um trabalho enorme, já que é burocracia e enrolação de todos os lados.
Mesmo que a pessoa tenha plano de saúde, neste País, enfrenta todo este processo burocrático, essa demora em qualquer prática médica. Agora, perguntemos, apelando para o bom senso e para a honestidade das pessoas: Cabe na cabeça de quem que, depois de legalizado no Brasil, todos os procedimentos médicos de aborto terão tratamento cinco estrelas, serão tratados todos com urgência, teremos super ambulâncias e, talvez, até helicópteros para pegar a paciente e levar a uma clínica equipada para atendimento imediato?
Será que a necessidade de aborto no Brasil terá característica de urgência maior que as necessidades de atendimentos a enfartados, a queimados, a fraturados e a portadores de acidentes vasculares cerebrais?
Muitos hospitais públicos estão com pacientes deitados pelos corredores, sem atendimento de emergência. Com as mulheres que desejarão abortar será diferente? A televisão mostrou, recentemente, que em Fortaleza os médicos Cardiologistas entraram em greve. Claro, a forma como os médicos são tratados no Brasil, pelo SUS e pelos planos de saúde, é absolutamente desrespeitosa em relação à responsabilidade que eles têm, é uma vergonha.
Os médicos abortistas terão tratamentos especiais? As tabelas da AMB terão valores diferenciados para esses procedimentos, bastante atraentes para eles?
Desculpe-me caro leitor ou leitora, mas é preciso que a criatura seja muito imbecil para acreditar nisto.
Concluo afirmando que as argumentações favoráveis ao cruel, covarde e hediondo assassinato através do aborto, são inconsistentes, irracionais, insensatas e não sustentadas em bases lógicas. Que a mulher queira ter direito ao seu corpo e fazer o que quiser, assim como algumas colocam piercings, tatuagens, nicotinas, bebidas alcoólicas e outras porcarias mais, que faça e assuma, ela, as conseqüências, já que ninguém tem a ver com isto, posto que é o exercício do seu livre arbítrio. Mas querer ter o direito ao corpo de OUTRA PESSOA, que pode ser em cinqüenta por cento OUTRA MULHER, é um absurdo, é uma invasão ao direito alheio, além de um crime frio e extremamente perverso.
Que as criaturas humanas sejam mais racionais e tenham mais responsabilidade na prática do sexo. Não quero aqui defender a também estúpida idéia do sexo só para procriação, que é outra insensatez sem tamanho, geralmente incentivado pela cultura de masoquismo e auto-sofrimento imposto por religiões (se sexo fosse feito apenas para procriação, creio que Deus teria feito o orgasmo com sintomas de dor de gente, bem inflamado, e não daquele jeito). Se existem tantas opções para impedir a gravidez, hoje só engravida sem desejar quem realmente é ignorante nesses conhecimentos ou burra mesmo.
Para a apreciação de todos.
Abraços a todos.
Alamar Régis Carvalho


De: Diretor de Luz do Evangelho - Centro Espírita 'Caminhos de Luz' (Pedreira, SP)
Segunda, 5 de novembro de 2007, às 23:01
Prezados Confrades,

Há anos os espíritas dizem que a Terra está recebendo Espíritos muito atrasados para que eles tenham uma última chance de se redimir e continuar junto dos seus.
Também dizem que muitos Espíritos mais evoluídos deverão reencarnar para ajudar na transição.
A Terra passará por um grande cataclismo, onde os seres humanos morrerão em massa. Isso porque a Terra deixará de ser um orbe de expiação como é hoje para se tornar um orbe de regeneração; nela só poderão permanecer os Espíritos que conseguirem passar neste estágio.
CIENTISTAS RUSSOS ESTUDAM FENOMENAL GAROTO ÍNDIGO
O garoto fenômeno intelectual e paranormal, chamado Boriska, tem como mãe Nadezhda, uma dermatologista de uma clínica pública russa e se graduou no Instituto Médico de Volgograd por volta de 1991. O pai dele é um funcionário público aposentado. Os cientistas russos assumem publicamente suas pesquisas sobre espiritualismo abordando a reencarnação reconhecida cientificamente e a existência de vida extraterrestre.
Eis o texto completo, traduzido de uma das reportagens do PRAVDA, assinada pelo jornalista e cientista Gennady Belimov:
Em 11 de Janeiro de 1996, uma criança incomum nasceu na cidade de Volzhsky, na região de Volgograd, Rússia. Sua mãe, Nadezhda Kipriyanovich, descreve o trabalho de parto: "Foi muito rápido e não senti nenhuma dor. Quando me mostraram o bebê, ele me olhava fixamente com seus grandes olhos castanhos. Como médica, eu sei que não é habitual entre nascituros esse olhar concentrado. Exceto esse fato ele parecia um bebê normal."
Quando saiu da maternidade, de volta ao lar, Nadezhda começou a perceber que o menino, chamado Boris, tinha um comportamento singular: raramente chorava e nunca solicitava qualquer alimento. Ele crescia como as outras crianças, mas começou a falar frases inteiras aos oito meses. Com um ano e meio, lia jornais. Os pais deram a ele um jogo de peças para montar figuras e ele começou a elaborar peças geométricas combinando diferentes partes com precisão. "Eu tinha a impressão de que nós éramos como aliens para ele, aliens com os quais ele estava tentando se comunicar" - disse a mãe de Boris ou Boriska, como é chamado pela família. Boriska começou a desenhar figuras que, à primeira vista, eram abstrações nas quais se misturavam tons de azul e violeta. Quando psicólogos examinaram os desenhos, disseram que o garoto estava, provavelmente, tentando representar a aura das pessoas que via ao seu redor. Aos três anos, Boris começou a conversar com seus pais sobre o Universo. Ele sabia nomear todos os planetas do Sistema Solar e seus respectivos satélites. Ele falava também nomes e número de Galáxias. Isso pareceu assustador e a mãe pensou que seu filho estava fantasiando; por isso, resolveu conferir se aqueles nomes realmente existiam. Consultou livros de astronomia e ficou chocada ao constatar que Boris, de fato, sabia muito sobre aquela ciência.
Os rumores sobre o "menino-astrônomo" espalharam-se rapidamente na cidade. Boriska tornou-se uma celebridade local e as pessoas começaram a visitá-lo para ouvi-lo falar sobre civilizações extraterrestres, sobre a existência de antigas raças humanas cujos indivíduos mediam três metros de altura, sobre o futuro do planeta em função de mudanças climáticas. Todos ouviam aquelas coisas com grande interesse embora não acreditassem nas histórias. Os pais decidiram batizar o filho, cogitando que talvez fosse uma questão espiritual pois acreditavam que havia algo errado com Boris. Mas o fenômeno não cessou: Boriska começou a falar às pessoas sobre seus "pecados". Um dia, na rua, abordou um rapaz e admoestou-o por usar drogas; falava com certos homens para parar de bater em suas mulheres; prevenia pessoas sobre a iminência de problemas e doenças. O menino sofre com o conhecimento prévio de desastres naturais ou sociais: durante a crise do Beslan, recusou-se a ir à escola enquanto durou o ataque. Quando perguntaram a ele o que sentia sobre o assunto respondeu que era como se algo queimasse dentro dele. "Eu sabia que o caso todo teria um final terrível" - disse Boriska. Sobre o futuro do planeta, ele adverte que a Terra passará por duas situações muito perigosas nos anos de 2009 e 2013, com a ocorrência de catástrofes relacionadas à água.

Especialistas dos Instituto de Estudos do Magnetismo Terrestre e Ondas de Rádio da Academia Russa de Ciências (Institute of Earth Magnetism and Radio-waves of the Russian Academy of Sciences) fotografaram a aura de Boriska que mostrou-se forte, nítida de modo incomum. O professor Vladislav Lugovenko analisa: "Ele apresenta um espectograma laranja, O que significa que é uma pessoa alegre, positiva, com um intelecto muito poderoso. Existe uma teoria de que o cérebro humano possui dois tipos básicos de memória: a memória de trabalho (consciente, voluntária) e a memória remota. Uma das habilidades do cérebro é salvar informações sobre a experiência, sejam emoções ou pensamentos, em uma dimensão que transcende o indivíduo. Essas informações são capturadas por um singular campo informacional que faz parte do Universo. Poucas pessoas são capazes de acessar informações contidas nesse campo."
Ainda segundo Lugovenko, é possível medir as faculdades extra-sensoriais das pessoas com o auxílio de equipamentos especiais e através de procedimentos muito simples. Cientistas de todo o mundo têm-se se empenhado na pesquisa desses fenômenos a fim de revelar o mistério destas crianças extraordinárias, como o garoto Boris. Um dado interessante é que nos últimos 20 anos, bebês dotados de habilidades incomuns têm nascido em todos os continentes. Os especialistas chamam estas crianças de "indigo children" ou"crianças azuis", possivelmente uma referência ao avatar indiano Khrisna (figura ao lado) que, segundo a lenda, era azul. "Boriska é uma dessas crianças. Aparentemente, as "crianças azuis" tem a missão especial de promover mudanças em nosso planeta. Muitas delas têm as espirais do DNA notavelmente perfeitas o que lhes confere uma inacreditável resistência do sistema imunológico capaz de neutralizar a ação do vírus da AIDS. Eu tenho encontrado crianças assim na China, Índia, Vietnam entre outros lugares e estou certo de esta geração mudará o futuro da nossa civilização. Enquanto as agências espaciais tentam encontrar sinais de vida no planeta Marte, Boriska, aos nove anos, relata aos seus parentes e amigos tudo o que sabe sobre a civilização marciana, informações que ele recorda de uma vida passada. Um jornalista russo entrevistou recentemente o menino sobre sua experiência como habitante de Marte:
ENTREVISTADOR - Boriska, você realmente viveu em Marte como dizem as pessoas da vizinhança?
BORISKA - Sim, eu vivi, é verdade. Eu tinha 14 ou 15 anos. Os marcianos faziam guerra todo o tempo e eu tinha de participar daquilo. Eu podia viajar no tempo e no espaço, podia voar em naves espaciais e também pude observar a vida no planeta Terra. As naves marcianas são muito complexas e podem se deslocar pelo Universo.
ENTREVISTADOR - Existe vida em Marte atualmente?
BORISKA - Sim, existe, mas o planeta perdeu sua atmosfera há muitos anos atrás como resultado de uma catástrofe global. O povo marciano ainda vive em cidade nos subterrâneos. Eles respiram gás carbônico.
ENTREVISTADOR - Qual é a aparência dos marcianos?
BORISKA - Eles são muito altos, uma altura média de sete metros. Eles possuem capacidades inacreditáveis. Boriska fala de Marte mas também tem lembranças de suas observações sobre Terra naquela existência passada: ele foi testemunha da destruição da lendária civilização da Lemúria, "a maior catástrofe que já aconteceu neste planeta. Um continente gigante foi engolido por terríveis tempestades oceânicas. Eu tinha um amigo lemuriano que morreu na minha frente esmagado por uma rocha. Não pude fazer nada. Nós estamos destinados a nos reencontrar em algum momento desta vida." Sobre o Egito, Boriska diz que existe um conhecimento precioso oculto sob uma
pirâmide que ainda não foi descoberta: "A vida vai mudar quando a Esfinge for aberta. A Esfinge tem um mecanismo que aciona uma abertura secreta. O mecanismo está atrás da orelha."
Quanto ao aumento de nascimentos de crianças especialmente dotadas, o garoto informa que isto é decorrência do fato de que "chegou a época" propícia para que elas venham à Terra porque o "renascimento do planeta se aproxima... Eles estão nascendo e estarão preparados para ajudar as pessoas... Amar seus inimigos, essa é a Lei.
Você sabe porque o lemurianos pereceram? Porque eles não investiram no desenvolvimento espiritual e mergulharam nas práticas da Magia desconsiderando esta Lei. O amor é a verdadeira mágica!". Boris encerrou a entrevista dizendo: Kailis, e o entrevistador perguntou:
ENTREVISTADOR - O que você disse?
BORISKA - Eu disse Olá. Essa é a língua do meu planeta.

A URL desta reportagem, no site em inglês do Jornal PRAVDA, Rússia:
http://english.pravda.ru/science/19/94/378/16387_Boriska.html

Outra reportagem sobre Boriska pode ser vista na seguinte URL:
http://english.pravda.ru/science/19/94/377/12257_Martian.html /.


De: Alfredo Lopes (Belo Horizonte, MG)
Terça, 6 de novembro de 2007, às 23:57

Senhor Diretor,
Estou fazendo uma pesquisa a pedido dos responsáveis pela divulgação da Doutrina no Centro Espírita Manoel Felipe Santiago de Belo Horizonte/MG, relativa à participação direta ou indiretamente de padres, pastores e outros religiosos no meio espírita.
Já tenho algumas, poucas, informações sobre o Pastor Nehemias e Padre Miguel.
Solicito a sua colaboração para este trabalho, enviando-me, caso lhe seja possível, referências, reportagens ou outra informação que puder me ajudar.
Conto com o senhor.
Fraternalmente, 

Alfredo.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita