WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 1 - N° 29 - 2 de Novembro de 2007

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Um amigo me pergunta se é conveniente a uma equipe mediúnica realizar estudos doutrinários nos minutos que antecedem a sessão mediúnica.

Estudar a Doutrina Espírita é prática recomendada por inúmeros autores, inclusive o Espírito de Verdade, de quem é comum ouvirmos no meio espírita esta conhecida recomendação: “Espíritas, amai-vos; este o primeiro ensinamento. Instruí-vos, este o segundo”.

O ideal, porém, é que o estudo seja feito em outro horário, e não como parte integrante da reunião. No horário reservado à sessão mediúnica, por motivos óbvios, a leitura deve observar o que André Luiz recomenda no livro “Desobsessão”, evitando-se aí duas coisas: a leitura de obras técnicas e comentários sobre a leitura feita. Os livros sugeridos por André são o Evangelho, o Livro dos Espíritos e uma obra de comentário dos ensinamentos espíritas, como os livros “Pão Nosso” e “Vinha de Luz”, de Emmanuel, ou algo equivalente, fazendo-se a leitura pausadamente mas sem aditar-lhe nenhum comentário.

Sobre a importância do livro “Desobsessão” para o aprimoramento das reuniões mediúnicas espíritas em nosso país, basta ler seu prefácio, assinado por Emmanuel, ou a carta que Chico Xavier dirigiu ao presidente da FEB, inserta em “Testemunhos de Chico Xavier”, p. 406 e seguintes, de Suely Caldas Schubert.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita