WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 29 - 2 de Novembro de 2007

EUGÊNIA PICKINA 
eugeniamva@yahoo.com.br 
Londrina, Paraná (Brasil)
 

O medo e seus disfarces

Há muitas pessoas que temem as mudanças, mesmo que elas impliquem uma abertura para algo melhor ou mais verdadeiro.

Mira y López nos diz que o medo, além de ser um de nossos mais antigos inimigos anímicos, é também muito astuto e se dissimula por meio de diversas máscaras a fim de ludibriar o ego e mantê-lo no escuro, distanciado da iluminação do Self (*). Segundo esse autor, eis alguns dos disfarces mais utilizados pelo medo:

timidez: uma pessoa tímida é uma pessoa que sofre, “de forma permanente, uma atitude de medo, ante o fracasso ou o ridículo em seus intentos de relações sociais”; (1)

pessimismo: não há dúvida que o pessimista, além de alguém que somente vaticina desgraças, é um indivíduo que, em razão desse comportamento negativo contumaz, revela seu medo dissimulado. No entanto, a opinião popular não se engana facilmente e assevera que o “pessimista ‘busca a alegria, mas falta-lhe coragem para conquistá-la”; (2)

ceticismo: é “primo irmão do anterior, e, portanto, íntimo parente do medo. (...) O cético – quando não é um vulgar poseur – também é crente, mas um crente absurdo, pois crê que não crê, isto é, estima não estimar, tem fé na falta de fé: valoriza a desvalorização”. (3)

Na pista de Mira y López, é possível perceber outro disfarce, usado pelo medo, que provoca conseqüências igualmente perversas: o medo de se conhecer.

Muitos estudiosos do ser acreditam que o medo do autoconhecimento, na verdade, está enraizado no próprio medo de fazer. Há um desejo oculto de não se querer saber para não se ter que fazer e, por conseqüência, nada para assumir. E, nesse propósito estagnador, continuar o sujeito a dar guarida para a inação, para a dependência, inegável vestígio da irresponsabilidade.

Na verdade, muitos ainda estão à procura de alguém, de uma instituição, de um lugar que lhes digam o que é certo e o que é errado. Logo, de alguém ou de algo que os isente do exercício da liberdade.

É interessante observar que somente a responsabilidade pelas próprias escolhas e atos é apta a personalizar o indivíduo e fazê-lo livre. Ainda, cada passo dado em direção à escuta do próprio mundo interior, com todas as dúvidas, aflições e resoluções que isto pressupõe, é sinal de avanço rumo à identidade, segundo as exigências da diferenciação.

James Hollis sustenta que ser “adulto não tem praticamente nada a ver com tamanho ou idade, e sim com o nível de consciência e de responsabilidade pessoal, até onde a pessoa tenha evoluído”. (4)

Com isso, alimentar uma sistemática evitação da dor e das conseqüências das próprias ações (ou inações), por si mesmo e pelos outros, inevitavelmente são ainda alguns sintomas de medos mal interpretados e que precisam ser superados. Em nossa era contemporânea, quantos “confortos” para o ser humano, quantas fugas enraizadas, por exemplo, nos objetivos de “não sentir dor”, que, na verdade, obedecem aos padrões que atenuam ou atrasam a jornada de evolução da consciência.

Em nossas existências, quantas vezes não ficamos apegados aos “estáveis” refúgios das mesmices, no lugar de corrermos o risco das mudanças, que poderão ser salutares e nos fazer pessoas melhores?

Como afirma W. H. Auden (5):

Preferimos nos arruinar a mudar,

Morrer nas garras de nossos pavores

Que subir à cruz do momento

E deixar que nossas ilusões morram.

Não podemos ignorar o fato de que a vida nos conduz a momentos dos quais não podemos recuar. Vivemos também para fazer a experiência com a Sombra a fim de que nos transformemos e, por acréscimo, nos humanizemos, pois precisamos entrar, de algum modo, na profundeza da nossa condição humana e, com isso, obrigar-nos a amar nossos inimigos internos, isto é, a parte de nós que recusamos para, depois disso, aprender a não ter medo do nosso medo, pois somente assim nos tornaremos mais livres e mais verdadeiros.

Há um ditado que diz: “dize-me o que tanto temes e te direi o que desejas”. Na trilha da compreensão desse temor secreto que se insere em cada criatura, suspeito que nossos medos, rasos ou profundos, deveriam ouvir, com atenção, a mensagem de Nelson Mandela (**):

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida.
É a nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos assusta.
Nós nos perguntamos: ‘Quem sou eu para ser brilhante, interessante,
talentoso e fabuloso?’
Na realidade, quem é você para não ser?
Você é um filho de Deus.
Fazer papel pequeno não serve ao mundo.
Não tem nada de iluminador em se encolher de forma que outras pessoas em volta de você não se sintam inseguras.
Nós nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós.
E não está só em alguns de nós, está em todo mundo.
E quando deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente, damos a outras pessoas permissão para fazerem o mesmo.
Quando nos libertamos dos nossos medos, nossa presença automaticamente liberta os outros!  

Bibliografia:

(1) MIRA Y LÓPEZ, Emilio. Quatro gigantes da alma. Tradução revisada e prefaciada por Cláudio de Araújo Lima. 20 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000, p. 46.

(2) Opus. Cit., p. 47.

(3) Idem, p. 48.

(4) HOLLIS, J. Rastreando os deuses: o lugar do mito na vida moderna. Tradução de Maria S. Mourão Netto. São Paulo: Paulus, 1997, p. 159.

(5) AUDEN, W. H. “The Age of Anxiety”, in Collected Poems. Random House. Nova York, 1976, p. 407.

(*) Self: arquétipo central, de acordo com o conceito de C. G. Jung, ou seja, pode ser entendido como o arquétipo da ordem e da totalidade da personalidade ou como o fator interno de orientação. Cf. Jung, C. G. Fundamentos da Psicologia Analítica. SP: Vozes, 1985.

(**) Nelson Mandela é ex-presidente da África do Sul (1994-1999). Em 1990, foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, recebido em 2002. Em 1993 foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho contra o regime de segregação racial e sua atuação no processo de redemocratização de seu país.  
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita