WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Esperanto em destaque
Ano 1 - N° 27 - 19 de Outubro de 2007

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Mapa astral de Zamenhof é destaque da semana na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

 

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas divulgou a agenda de atividades da semana. Na última quarta-feira, dia 17, ocorreu mais uma reunião do Clube de Conversação, coordenado pelo professor Jair Salles. Nesta sexta, dia 19,.o astrólogo Aloísio Sartorato vai palestrar sobre o mapa astral de Zamenhof. As atividades começam às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Esperantistas participam de ato público pela paz

 

O movimento esperantista brasiliense participou do Ato Público pela Paz. A manifestação teve como objetivo principal chamar a atenção das autoridades para a questão da violência no trânsito. Os esperantistas compareceram portando faixas e bandeiras como lema: Para cada povo, sua língua; para todos, o esperanto. O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 12, na Praça do Relógio, na cidade-satélite de Taguatinga, no Distrito Federal.

 

Almanaque literário movimenta o mercado esperantista

 

Começou a circular a mais nova publicação sobre literatura em esperanto. Trata-se do Beletra Almanako, em português Almanaque Literário, publicado pela Editora Mondial, de Nova Iorque. O objetivo do periódico é divulgar os mais recentes lançamentos do mercado de livros escritos na língua internacional neutra, além de abordar a produção de poetas e prosadores do movimento esperantista internacional. A organização  do

Beletra Almanako está sob a responsabilidade pessoal do lingüista indiano Probal Daŝgupta (foto), atual presidente da Associação Universal de Esperanto. Assinaturas e informações no endereço www.librejo.com.


Lançada nova edição de boletim informativo

 

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas lançou a mais recente edição do boletim informativo INKO. Os destaques do mês são o editorial, assinado pelo comunicador Givanildo Costa, e o ensaio intitulado História Panorâmica do Esperanto no Brasil, de autoria de Aloísio Sartorato. O boletim pode ser baixado no endereço www.kke.org.br.

 

Rádio esperantista se fortalece no ar e pela internet

 

Após o impacto negativo sofrido com o fim das transmissões da RAI, a rádio esperantista mostra que ainda está em pleno vigor. A equipe da Rádio Havana

Cuba anunciou que estão disponíveis na internet as gravações do programa na língua internacional neutra. O material está simultaneamente nas páginas da Comissão Americana da Associação Universal de Esperanto e da agência noticiosa estatal Prensa Latina. Segundo a comunicadora Maritza Gutierrez (foto), o apoio do governo cubano atesta a importância do esperantismo na ilha de Fidel.

Os programas podem ser escutados on-line ou baixados pelo internauta nos endereços www.ameriko.org e www.prensalatina.com.mx/radio.asp.


Italianos votam e governo concede subvenção a entidades esperantistas

 

Instituições esperantistas italianas recebem verba do governo. A Receita Federal da Itália publicou o resultado da consulta popular acerca de quais entidades deveriam ser contempladas com um percentual do total de impostos recolhidos no exercício de 2005. Ao contribuinte coube escolher as instituições de utilidade pública que seriam agraciadas. A Associação Radical de Esperanto recebeu 4.368 votos, o que lhe garantiu a soma de 134.955,83 euros. Em segundo lugar ficou a Federação Italiana de Esperanto, totalizando 17.571,20 euros. Em terceiro apareceu a Associação Esperantista de Trieste, que fez jus a 1.666,49 euros.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita