WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Editorial
Ano 1 - N° 27 - 19 de Outubro de 2007
 

A pluralidade dos mundos
e o Espiritismo

Desde que decidiu auscultar a opinião dos leitores que acessam seu site, VEJA on-line tem realizado enquetes interessantes que não raro atraem o interesse de milhares de pessoas.

A recordista das consultas realizadas pela revista, com 12.176 participações, continua, no entanto, sendo a que indagou: “Existe vida fora da Terra?” A maioria dos internautas (76%) respondeu que sim.

A pluralidade dos mundos habitados constitui um dos princípios fundamentais do Espiritismo e é, ao lado da reencarnação, algo que não é ensinado no âmbito das religiões tradicionais que reúnem o maior número de adeptos em nosso país. Ora, se 76% das pessoas ouvidas por VEJA admitem vida fora da Terra, podemos deduzir que – mesmo sendo menor em se considerando toda a população brasileira – é certamente expressivo o percentual dos que aceitam esse importante princípio.

A posição espírita sobre o assunto é por demais clara. Os Espíritos Superiores não só afirmam que os mundos que circulam no espaço são habitados, como asseveram que “o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição” (O Livro dos Espíritos, item 55).

Em nota aposta ao item citado, Allan Kardec observa que “nada há, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra, que possa induzir à suposição de que ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de milhões de mundos semelhantes”.

As conseqüências que resultam da pesquisa divulgada por VEJA são muitas e expressivas.

Em primeiro lugar, percebe-se que as idéias espíritas se espalham pelo mundo, independentemente da vontade dos que as não compartilham e mesmo as combatem.

Em segundo lugar, a pesquisa ora examinada e uma outra anterior que cuidou da reencarnação  – admitida por 73% dos internautas ouvidos por VEJA on-line –  revelam que ninguém consegue reprimir por muito tempo a verdade, porque, se lhe opõem um obstáculo à direita, ela, como um curso d’ água, segue pela esquerda, de modo a cumprir seu papel, em obediência a uma lei estabelecida pelo Criador: a lei do progresso, que ninguém pode deter para sempre, impunemente.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita