WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 25 - 5 de Outubro de 2007

HUMBERTO WERDINE

humberto.werdine@chello.at

Viena (Áustria)
 

Mediunidade - o cumprimento da promessa de Jesus aos apóstolos

Quando Jesus morreu na cruz, o desespero tomou conta dos apóstolos. Como que Ele, considerado por eles como Filho de Deus, fazedor de milagres, que havia ressuscitado mortos, curado cegos e leprosos, poderia ter sido morto daquela forma tão vil e degradante?

Os apóstolos, além de desesperados, estavam sem rumo e quase sem fé. A desconfiança e o medo da prisão e do possível fim similar a Jesus estavam presentes em cada um deles. O que fazer agora?

Ao terceiro dia após Sua morte, Jesus apareceu aos apóstolos e ficou com eles durante quarenta dias, em situações diversas. Os Atos dos Apóstolos, documento que segue aos Quatro Evangelhos, nos conta que Jesus aparecia, ficava algum tempo com eles, e desaparecia logo após. E ficou nesta situação por quarenta dias. Quando chegou a hora de Jesus subir aos Céus, no quadragésimo dia após o primeiro aparecimento após Sua morte, Ele se reuniu com os apóstolos e disse: - Não saiam daqui a nenhum lugar, pois as virtudes do Espírito Santo descerão sobre vocês (Atos, cap. 1, vers. 4-5).

E Jesus começou a subir aos céus e desaparecer da vista dos apóstolos. Foi quando eles se deram conta que dois mancebos de vestes brilhantes estavam entre eles, sem saberem quando e como eles apareceram ali (Atos, cap. 1, vers. 9-11).

Os Atos dos Apóstolos não dizem nada mais a respeito destes homens de vestes brilhantes, mas a sua presença ali deve ter tido uma repercussão bastante importante, pois Jesus tinha ido aos céus e dois homens de vestes brilhantes apareceram do nada ao lado dos apóstolos. A presença deles deve ter sido de capital importância para a formação dos apóstolos e para o futuro da missão de cada um, pois, se assim não fosse, este fato não teria sido mencionado.

Com os conhecimentos que hoje trazemos do Espiritismo, podemos inferir que estes homens de vestes brilhantes seriam Espíritos materializados de alta elevação moral, pela resplandecência de suas vestes. Podemos alongar um pouco mais e chegar à conclusão que eles vieram para dar cumprimento à promessa de Jesus de que o Espírito Santo iria descer sobre os apóstolos.

Os Atos dos Apóstolos nos dizem que os apóstolos seguiram a recomendação de Jesus e não saíram de Jerusalém durante todos os cinqüenta dias do Pentecoste judaico. No cap. 2, vers. 1-4, está escrito que, no dia final do Pentecostes, estando os apóstolos reunidos em um mesmo lugar, línguas de fogo desceram sobre todos eles e que eles ficaram cheios do Espírito Santo.

A partir deste momento, os apóstolos começaram a fazer milagres semelhantes ao que Jesus fazia, curando cegos, leprosos e doentes de toda sorte, e sempre fazendo em nome de Jesus. Foram estas maravilhas que eles fizeram que deram origem a este movimento excepcional, fonte primeira da religião cristã.

É importante ressaltar que não encontramos nos Evangelhos nenhum milagre ou feito extraordinário realizado pelos apóstolos, durante a vida de Jesus. Como eles, após a morte de Jesus e depois dos quarenta dias da Páscoa Judaica e após os cinquenta dias dos Pentecostes, passaram a fazer milagres em conjunto e em quantidade ilimitada? A nossa explicação é simples e ousada: após um treinamento intensivo de como desenvolver e exercitar os diversos carismas, como o apóstolo Paulo mais tarde identificava os dons que hoje conhecemos como dons mediúnicos. E este treinamento teria sido dado por estes dois homens de vestes brilhantes.

Foi o primeiro Curso Intensivo de Desenvolvimento Mediúnico, podemos assim sugerir, aplicado por estes Espíritos materializados. Era o que faltava aos apóstolos, pois eles tinham tido a comprovação da vida após a morte, com o aparecimento do corpo espiritual de Jesus e sua manifestação junto a eles, cujo fato foi denominado por eles de ressurreição.

A morte tinha sido vencida, eles sabiam e tinham total certeza disso, era mais do que fé, era certeza de um fato consumado. Mas como levar esta verdades às pessoas e ao povo em geral? Somente pelo testemunho deles não seria suficiente.

Neste ponto é que veio se dar a execução do planejamento da Espiritualidade Superior, comandada por Jesus: a eclosão da mediunidade e seu uso intenso pelos apóstolos, curando e fazendo os milagres e maravilhas em nome de Jesus. Para isto é que vieram aqueles dois Espíritos iluminados, que se condensaram para o treinamento dos apóstolos. Entendemos que assim foi cumprida a promessa de Jesus aos seus apóstolos.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita