WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Reportagem
Ano 1 - N° 23 - 21 de Setembro de 2007

JOÃO CARLOS FREDO
jocafredo@yahoo.com.br 
Cascavel, Paraná (Brasil)    


 

9º Encontro Estadual Espírita
do Interior do Paraná

De 14 a 16 de setembro a cidade de Cascavel (PR)
serviu de palco ao encontro, que atraiu espíritas de
várias cidades do Paraná e também do Paraguai

Sob os auspícios da Federação Espírita do Paraná, mais uma edição do importante Evento foi levada a efeito. O Movimento Espírita de Cascavel, através da 10ª União Regional  mobilizou-se para que os objetivos fossem alcançados.

Visitando Cascavel e Região desde os primórdios da década de 80, colaborando decisivamente para a expansão do Espiritismo na Região, o conferencista e médium Raul Teixeira coordenou o Encontro (fotos).

No dia 14, às 20h30, um público estimado de 1.000 pessoas, que lotou o Anfiteatro da Reitoria da Faculdade Assis Gurgacz, onde se realizou o 9.º Encontro, assistiu à conferência de abertura proferida por Raul Teixeira. Citando o Espírito  Cléia Duplantier em sua resposta

sobre Expiações Coletivas (Livro: Obras Póstumas), discorreu, em síntese, sobre a Lei de Causa e Efeito, onde está estabelecida a Justiça Divina, que nos torna, devido ao nosso livre-arbítrio, responsáveis pelos nossos atos. Salientou orador que essa responsabilidade tem  implicações tanto  no plano individual como no coletivo.

Dando prosseguimento à jornada, no dia 15, às 14:30 horas, dentro da temática estabelecida, “O Espiritismo e o Movimento Espírita contemporâneo”,  Raul desenvolveu, primeiramente, as “Relações do Espiritismo com o Espiritualismo: contatos e distinções”. Na seqüência, “Migrações no Movimento Espírita: indisfarçáveis influências” e “Escolha de dirigentes ou coordenadores para o Movimento Espírita: ação das culturas e das idiossincrasias”. O público presente foi de cerca de 600 pessoas.

Em linhas gerais, explicou Raul que trazemos as “marcas” (atavismos) de outras denominações espiritualistas. Embora todas ensinem a crença na sobrevivência da alma, a Doutrina Espírita, consoante a codificação de Allan Kardec, possui seus princípios. Neste ponto, o estudo da Doutrina é de vital importância para que o Movimento Espírita não sofra as “indisfarçáveis influências”, e com isso a propagação seja descaracterizada. Outro ponto fundamental, dentro deste contexto, está voltado para os dirigentes: a vigilância na condução da Sociedade Espírita, célula principal do Movimento. Enfim, somente o entendimento e o comprometimento tornarão nosso Movimento cada vez mais consciente do papel que deve desempenhar, empregando, em primeiro lugar, a lealdade  com o próprio Espiritismo.

Dando ênfase ao cuidado que se deve ter com o jovem, futuro dirigente, Raul Teixeira iniciou os trabalhos do último dia do Encontro. O exemplo dado, o trabalho que é desenvolvido, servem, muitas vezes, de parâmetro para o futuro coordenador. Assim, a dignidade, a seriedade, a coerência devem nortear as ações de todos os dirigentes espíritas. A transformação moral, que caracteriza os nossos esforços, assinala nossa atuação no mundo e no Movimento Espírita. Cada um de nós deve conscientizar-se da responsabilidade diante de si e da Doutrina, tendo como segurança o Evangelho.

O encerramento do 9º Encontro aconteceu num clima de muita emoção. Raul Teixeira, mais uma vez, deixou-nos preciosos ensinamentos. Didático, coerente com a Doutrina, motivou-nos para prosseguirmos, embora todas as dificuldades, com ânimo e coragem.

A TV CEI transmitiu os seminários desenvolvidos nos dias 15 e 16, permitindo assim que milhares de espíritas acompanhassem o 9º Encontro Estadual.

Confrades de várias cidades do Estado se fizeram presentes. Neste particular, destacamos a delegação do Paraguai.

Graças aos esforços de todos os trabalhadores envolvidos, os objetivos foram alcançados. Desta forma, o Movimento Espírita sente-se mais fortalecido para a difusão da Doutrina e, assim, colaborar para promoção da verdadeira renovação social. 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita