WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 22 - 14 de Setembro de 2007

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

A pessoa mais errada pode
se modificar

Você algum dia decidiu mudar sua vida e se transformou de fato? Com essa decisão, você compreendeu o verdadeiro significado do “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, ensinado por Jesus, e passou a praticar este mandamento?

A transformação moral de uma pessoa, baseada na prática desse ensino do Mestre, não depende da religião que ela professe, ou mesmo que ela tenha religião, pois é essa transformação que salva qualquer criatura das sombras do mal e a conduz ao caminho da perfeição espiritual.

Tal transformação moral é a chamada “estrada de Damasco”, local onde ocorreu à modificação de Saulo de Tarso, de implacável perseguidor dos primeiros cristãos a um dos maiores divulgadores do Evangelho de Jesus. A sua conversão ao bem aconteceu em pleno deserto, quando se dirigia a Damasco, com o fim de prender Ananias, líder do Cristianismo naquela cidade. Nesta ocasião, o Cristo, nimbado de luz, vem ao seu encontro e, em dulcíssima voz, lhe diz: “Saulo!... Saulo!... por que me persegues?”. E Saulo indaga: “Quem sois vós, senhor?”. “Eu sou Jesus”, responde-lhe a visão. Sob forte emoção e lágrimas, Saulo ouve Jesus dizer-lhe, com paternal carinho: “Não recalcitres contra os aguilhões”.

Saulo compreendeu e perguntou-Lhe: “Senhor, que queres que eu faça?" E Jesus respondeu: “Levanta-te, Saulo! Entra na cidade e lá te será dito o que te convém fazer!”.

Saulo sentiu-se mergulhado em sombra. Estava cego. E após instalar-se numa hospedaria em Damasco, Ananias, por determinação de Jesus, foi ao seu encontro, e impondo as mãos em seus olhos, restituiu-lhe a visão. Curado, Saulo, tomando posteriormente o nome de Paulo, negou a si mesmo, arrependeu-se, tomou a sua cruz e seguiu o Cristo até o fim de sua vida.

Pelo visto, por mais errados que sejamos, podemos fazer nossa transformação moral, utilizando o poder da vontade em sintonia com a mensagem do Evangelho e do próprio Mestre Jesus. Este assunto abordei no livro de minha autoria “O Que Ensina o Espiritismo”, que está disponível nas livrarias do CEERJ – Rio de Janeiro – tel.: 2224-1244 – e Galileu.


GERSON SIMÕES MONTEIRO é presidente da Fundação Cristã-Espírita Paulo de Tarso, do Rio de Janeiro, RJ, e diretor da Rádio Rio de Janeiro.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita