WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 16 - 1º de Agosto de 2007

RICARDO BAESSO DE OLIVEIRA
kargabrl@uol.com.br
Juiz de Fora, Minas Gerais (Brasil)
 

Pílula do dia seguinte

Planejar a família, escolhendo o melhor momento para reencarnação dos Espíritos afins, na condição de filhos biológicos, é medida lícita e demonstra amadurecimento espiritual. Coibir de forma permanente e/ou definitiva as possibilidades gestacionais, sem justificativa racional, é, segundo O Livro dos Espíritos, medida contrária ao progresso (item 693) e sinal de predominância da matéria sobre o espírito (item 694).

Diferentes métodos são apresentados pela Ciência oficial para planejamento familiar, podendo o casal escolher aquele que melhor se identifique com as suas características pessoais e temperamento.

A escolha da pílula do dia seguinte é infeliz, pois seu mecanismo de ação age impedindo a fixação da célula ovo ao útero, que se dá cerca de 7 dias depois da concepção, estando, portanto, o Espírito reencarnante já ligado a matéria física.

Os espíritas sabem como se dá a ligação do Espírito reencarnante à matéria, algumas horas depois do ato sexual, no terço posterior da tuba uterina (tromba de Falópio). A ligação é complexa e demanda, muitas vezes, a atuação de Técnicos da erraticidade. No instante em que o espermatozóide invade a intimidade do óvulo e os núcleos se fundem, o Espírito já em processo de perturbação, tendo o seu corpo espiritual miniaturizado, fixa-se magneticamente à nova célula iniciando o angustiante processo encarnatório.

A legislação brasileira não admite o aborto, excetuando-se algumas situações específicas, no entanto, liberou o levonorgestrel, componente da pílula do dia seguinte, no território brasileiro. Por que isso aconteceu? Porque existem setores da comunidade científica que colocam o início da gestação no momento da nidação, ou seja, fixação da célula ovo na parede uterina. Assim sendo, não seria abortiva medida que acontecesse antes disso.

Segundo a Doutrina Espírita, a gestação se dá antes, no momento da fecundação (união do espermatozóide ao óvulo). Como a vida humana surge nesse instante, a ação da pílula do dia seguinte tem claramente ação criminosa, pois o aborto é crime, em qualquer época da gestação, segundo O Livro dos Espíritos (item 358).


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita