WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Reportagem
Ano 1 - N° 16 - 1º de Agosto de 2007

NATHALIA HAAS
nathaliahaas@yahoo.com
Istambul (Turquia)


Divaldo Franco em Istambul

Veja como foram a entrevista e a palestra
que o conhecido orador realizou na
metrópole turca em maio último

 

Como já divulgado anteriormente, Divaldo Franco esteve em Istambul no dia 23 de maio. Achamos que alguns de nossos leitores gostariam de saber como foi a palestra, então resolvemos escrever um pequeno resumo.

Além da palestra em Istambul, Divaldo Franco e seu grupo estiveram em Éfeso e na casa de Maria de Nazaré, localizada nas proximidades da cidade turca de Izmir. 

Chegamos ao local da palestra por volta das 19h30 e no jardim do local estavam Divaldo Franco e uma pequena comitiva que o acompanhou na sua visita a Turquia. Estava ali também o grupo de amigos turcos que o havia convidado. Logo depois chegou uma jornalista turca e iniciou-se uma pequena entrevista com Divaldo Franco, na qual eu ajudei a traduzir.

A entrevista

Divaldo começou a entrevista falando um pouco de si mesmo: ele nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Filho de uma família modesta de 13 irmãos, teve sua primeira visão aos 4 anos de idade, quando viu sua avó. (Para ler mais sobre o a biografia de Divaldo Franco clique em: http://www.divaldofranco.com/biografia.php.)

Fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 1947. Dois anos depois iniciou a sua tarefa de psicografia. Diversas mensagens foram escritas por seu intermédio. Sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, guardou o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação de que queimasse tudo o que escrevera até ali, pois tudo não passara de simples exercício.

Divaldo e Nilson Pereira em frente a casa em que morou João

Divaldo Franco na palestra em Istambul

 

Divaldo Franco na palestra em Istambul

 

Divaldo psicografa ao lado da Casa de Maria

 

Divaldo Franco falou sobre a obra social. Ele viajava de trem quando teve uma visão. Viu um lugar arborizado, com muitas construções, pessoas e crianças.  Nesse lugar, havia um homem de costas que se virou de frente e, para surpresa de Divaldo, era ele mesmo envelhecido. Isto causou-lhe um impacto. Com essa visão, mais tarde compreendeu que sua missão era fazer uma obra social, construir um lar para  crianças órfãs ou socialmente carentes. A Instituição atende gratuitamente cerca de 3.200 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes.

Divaldo falou sobre seu novo livro: A Nova Geração: A Visão Espírita sobre as Crianças Índigo e Cristais. As crianças índigo têm um intelecto mais elevado mas sua condição moral não é tão elevada. Elas foram classificadas em quatro grupos: artistas, humanistas, conceituais e interdimensionais ou transdimensionais. As crianças cristais têm tanto o intelectual quanto o desenvolvimento moral elevados. Os índigos serviriam para abrir caminho para os cristais.

A entrevistadora perguntou nomes de médiuns e espíritos desencarnados com os quais Divaldo Franco teve ou tem contatos. Por último perguntou se ele tinha alguma informação a respeito do ano de 2012. Muito admirado pela sabedoria da entrevistadora, Divaldo explicou que o sistema solar está entrando no sistema das estrelas dos grupos das plêiades e que em 2012 nosso sistema solar estará completamente dentro de outro sistema solar, o que significa um mundo melhor com mais amor. 

A palestra

Além de repetir algumas coisas da entrevista dada anteriormente, Divaldo Franco disse que os cientistas fizeram uma pesquisa e descobriram que o ser humano tem o gene de Deus. Ao pronunciar a palavra Deus eles escanearam o cérebro e descobriram uma luminosidade. Em uma outra experiência, ao pronunciar a palavra  Deus em vários outros idiomas para pessoas que nem ao menos entendiam a tradução da palavra, a mesma luminosidade foi notada no cérebro.

Divaldo Franco relatou sua história pessoal para o público presente e citou ainda alguns detalhes de sua vida. Ainda jovem, foi abalado pela morte de seu irmão mais velho, o que o deixou traumatizado e enfermo. Foram consultados diversos médicos especialistas, sem obter nenhum resultado satisfatório. Foi a mão amiga de D. Ana Ribeiro Borges que o conduziu à  Doutrina Espírita, libertando-o do trauma e trazendo a consolação tanto para ele, como para toda a família.

Ao ouvi-lo dizer que tinha completado 80 anos de idade, a platéia ficou muito surpresa e bateu palmas. Divaldo contou que esteve muito doente da garganta e em um encontro com Chico Xavier teve uma experiência mediúnica em que uma entidade de uma moça suíça de 16 anos o curou. Durante a cura ela lhe deu suas flores favoritas, além de lhe banhar com flores dos Alpes suíços. Assim mesmo Divaldo lhe pediu mais, e ela lhe disse que rasgasse um pedaço de sua roupa. No final da cura, além de curado Divaldo estava com as pétalas de flores e um pedaço de pano da entidade espiritual.

Divaldo falou muito sobre o amor e a paz. Explicou como o amor é importante na nossa vida corrida do dia-a-dia. Disse que devemos nos lembrar do amor em todas as pequenas coisas de nossa vida. Que devemos chegar em casa, telefonar ao nosso inimigo e perguntar como ele está, demonstrando assim que precisamos acabar com as inimizades e transformá-las em amor.

Explicou aos que o ouviam que medita todos os dias para que tenha saúde e informou que gostaria de chegar aos 135 anos de idade. Por isso pedia a Deus somente mais 35 anos de vida, o que não é muito!

Divaldo Franco citou os nomes de vários cientistas em sua palestra infelizmente não os anotei). Citou também Hippolyte Léon Denizard Rivail, o verdadeiro nome de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo.

Até hoje, disse ele, psicografou 202 livros, dos quais foram vendidos no Brasil 8 milhões de exemplares. Desse total, 90 livros foram traduzidos para 15 idiomas, inclusive no idioma turco.  

As perguntas do público

Depois de terminada a palestra, Divaldo Franco pediu que as pessoas interessadas escrevessem em papel suas perguntas. Coletamos todas as perguntas e ficamos um pouco surpresa com a natureza de algumas. Havia perguntas bastante interessantes, como estas: o que é o amor?, por que ele incluiu a Turquia em sua viagem?, por que as pessoas têm de passar por sofrimentos físicos para se iluminarem?, e algumas outras mais pessoais como: que devo fazer para ganhar 3.000 dólares?, minha filha vai passar no vestibular?, quando vai ocorrer o próximo terremoto na Turquia?, como devo tratar tal doença?. Divaldo separou as que deveria responder e pacientemente respondeu a algumas, pois não havia tempo para responder a todas.

Posso dizer que Divaldo Franco é uma pessoa muito carismática e de muita espiritualidade, como todos os que têm informação sobre o mundo espírita já sabem.

Os turcos conheceram um pouco desse homem que veio ao mundo trazer uma mensagem de amor e paz. Alguns compreenderam certamente a mensagem; outros a compreenderão mais tarde, pois tudo vem a seu tempo. Uma moça, no final da palestra, chegou muito tímida e pediu-me que dissesse a Divaldo que ele tinha alimentado o seu coração. Um outro rapaz muito tí­mido também, no meio de uma pequena multidão que se aproximou no intervalo da palestra, queria perguntar algo pessoal a Divaldo Franco. Meio sem jeito e com muitas pessoas por perto, disse que ouvia e via coisas e Divaldo Franco recomendou-lhe ler O Livro dos Médiuns.

Links importantes para o leitor:

Sobre o orador Divaldo Franco: http://www.divaldofranco.com/
Informações em turco sobre o Espiritismo:
http://spirity.com/turkiye/
Obra de Allan Kardec traduzida para o idioma turco:  http://ideefixe.com/kitap/tanim.asp?sid=B1IL1PTZBR2NRY0F0GBO
 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita