WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Entrevista - Lígia Almeida
Ano 1 - N° 1 - 18 de Abril de 2007
LUÍS DE ALMEIDA
luis.dalmeida@clix.pt
Porto (Portugal)

A Associação Médico-Espírita do Grande Porto
comemora três anos de vida

A AME PORTO – Associação Médico-Espírita da Área Metropolitana do Porto foi fundada a 18 de Abril de 2004 na cidade do Porto (dia da publicação de O Livro dos Espíritos e do Bicentenário do nascimento Allan Kardec), por profissionais de saúde, em particular da área da Medicina e correlatas.
O êxito de dois simpósios médico-espíritas, evento pioneiro em Portugal, organizado e realizado pelos fundadores desta associação, foi o catalisador para a constituição da AME Porto, já com personalidade jurídica, como uma associação de natureza científico-cultural sem fins lucrativos. A presidente desta instituição recém-criada é Lígia Almeida, M. D. (médica), especialista em Geriatria com subespecialização em Cardiologia Geriátrica. Pós-graduada a nível de Mestrado em Bioquímica e Farmácia pela Universidade de São Paulo.
A Dra. Lígia Almeida (foto) trabalhou mais de dez anos dentro da Área do Ensino e da Pesquisa Clínica no InCor – Instituto do Coração da Universidade de São Paulo –, com vários trabalhos científicos publicados nas mais conceituadas revistas médicas mundiais da especialidade e várias conferências científicas proferidas pela sua equipe de investigação sobre “aterosclerose e envelhecimento cardiovascular” no Brasil, Estados Unidos da América e União Europeia.
Oriunda de família espírita, trabalhou voluntariamente durante anos no ambulatório da Feesp e servidora da Fraternidade dos Discípulos de Jesus em S. Paulo. Actualmente é directora clínica no Porto e dirigente espírita em Portugal.

 - Qual a natureza desta associação?

Lígia Almeida – A AME Porto é uma associação de carácter eminentemente científico, filosófico, ético, moral e social, comprometida com a ciência oficial e a cultura espírita de elevado rigor, tendo em vista sua relação com a espiritualidade, constituída por homens e mulheres de ciência, que visa o encontro do Homem Integral numa abordagem biopsicossocioespiritual.

- Quais as características de seus membros?

LA – Os membros da AME Porto são reconhecidamente espíritas, actuantes no movimento espírita português e mundial, em particular da Área Metropolitana do Porto (Grande Porto), tais como: dirigentes; directores; coordenadores; monitores de cursos; conferencistas nacionais e internacionais; colaboradores de associações espíritas idóneas; articulistas e colunistas dos media espíritas nacionais e internacionais, etc. 
Podem ser associados da AME Porto as pessoas singulares reconhecidamente espíritas, tendo por bússola Allan Kardec e que em sua profissão sejam médicos ou correlatos, devidamente registados no Conselho Nacional de Medicina ou nos órgãos representativos da classe profissional a que pertençam. Se visitarem o site www.ameporto.org encontrarão entre outras informações os diferentes tipo de associados que a AME Porto admite estatutariamente.

- Quais os objectivos?

LA – Os objectivos da AME Porto são de natureza científico-cultural, e o seu objecto é o estudo da cultura espírita, e de sua fenomenologia, dito também “paranormal ou metafísico”. Visa incentivar a investigação proporcionadora do esclarecimento do Homem, enquanto ser físico e espiritual, sua relação, integração e aplicação nos campos da filosofia, da ética, da pedagogia e da ciência contemporânea, em particular da Medicina e das disciplinas que a ela lhe digam respeito directamente, procurando fundamentá-la através da criação e realização de estudos, experiências e investigações, contribuindo assim, para o desenvolvimento de paradigmas científicos, rumo à bioética do ser humano. O âmbito de sua acção é de carácter nacional, privilegiando, no entanto, a Área Metropolitana do Porto. Pretende também a AME Porto difundir e preservar o movimento médico-espírita, junto às outras classes de profissionais liberais, ao movimento espírita e ao público em geral. 
Também é sua função difundir o movimento médico-espírita colaborando com instituições educacionais e de pesquisa (universidades, faculdades, hospitais, clínicas médicas e psicológicas), assistenciais e instituições em geral. Abarca ainda a promoção de eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento do seu trabalho de pesquisa difundindo-os nos órgãos competentes e manter um intercâmbio com as associações congéneres e outras de reconhecido valor ético-científico.
A AME Porto possui ainda um Conselho Cientifico multidisciplinar constituído por profissionais de varias áreas da ciência tais como: medicina, psicologia, farmácia, engenharia, bioquímica, matemática e astrofísica (estes dos últimos são conselheiros da NASA e ESA).


Contactos:
AME PORTO – Associação Médico-Espírita da Área Metropolitana do Porto
Rua da Picaria, 59 – 1º Frente
4050-478 Porto
Portugal
Telefone: (+ 351) 96 166 02 18 
E-mail:ameporto@ameporto.org http://www.ameporto.org

Ligia Almeida

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita